quinta-feira, 16 de maio de 2013

Seter promove inclusão de portadores de deficiência na Serra



Objetivo é inserção no mercado de trabalho
Djeisan Lettieri
No Sine da Serra há atualmente mais de 130 oportunidades de emprego para pessoas portadoras de deficiência. As vagas, segundo os técnicos do Sine, normalmente demoram a ser preenchidas. Para tentar alterar esse cenário de forma positiva, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), promove nos próximos dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira) uma ação com o objetivo de facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. 
No dia 16, às 14 horas, acontecerá uma palestra sobre Benefício da Prestação Continuada de Assistência (BPC), que é um recurso a que pessoas portadoras de deficiência, que não tem condições de se manter, têm direito, no valor de um salário mínimo. Durante o evento haverá uma palestra para tirar dúvidas sobre o assunto. “Uma dúvida comum entre essas pessoas é com relação a adquirir vínculo empregatício e depois ficar desempregado. “Muita gente pensa que por já ter trabalhado perderá o benefício quando necessário, o que não é verdade”, esclarece a assessora técnica da Seter, Eziléia Marchezi.
Além da palestra, haverá depoimentos de pessoas portadoras que estão no mercado de trabalho. "Esses depoimentos fortalecem a autoestima de quem está inseguro em se candidatar a um emprego”, afirma a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Fernanda Souza. O evento é aberto ao público.
Já no dia 17 haverá uma ação com cadastramento e encaminhamento desse público para vagas de emprego. Os candidatos devem comparecer ao Sine das 8 às 17 horas com documentos pessoais. Caso haja vaga no sistema do Sine, no perfil do candidato, ele receberá a carta de encaminhamento para participar de entrevista com o empregador.
Os eventos são realizados em parceria com o INSS, Ministério Público do Trabalho e Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.  As atividades fazem parte das ações em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho – 1º de Maio e que estão acontecendo durante todo este mês.

CRÉDITOS: Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda | 16/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário