sexta-feira, 3 de maio de 2013

SEXTA É DIA DE COMEMORAR 7 ANOS DA FEIRA LIVRE DE CASTELO






Um bolo de 60 quilos e um aumento no vale-feira de 33%, estes são os presentes que feirantes e servidores da Prefeitura de Castelo vão ganhar na comemoração dos sete anos da Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo. Por conta do feriado no meio da semana, excepcionalmente, ao invés de quarta, a feira vai acontecer na sexta-feira, dia três de maio.

A Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo conta com 35 feirantes, todos agricultores ou cozinheiras do município, que ofertam para a população produtos cultivados de forma natural, contendo selo de inspeção municipal, manipulados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária Municipal e acompanhamento técnico feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Semanalmente mais de 50 itens são oferecidos para quase dois mil consumidores que compram produtos seguros e de boa procedência, num espaço bem localizado, no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha. Entre os produtos estão: verduras, legumes, frutas, biscoitos, bolos, sorvetes, pães, ovos, queijos, cortes de frango e defumados suínos.

Nesses sete anos a Feira Livre melhorou significativamente. O número de feirantes passou de 15 para 35, a variedade e qualidade dos produtos aumentou, a exigência do selo de inspeção trouxe para o consumidor  a garantia de estar comprando um produto de origem correta, além da adaptação do “Cantinho do Consumidor” onde o peso dos produtos pode ser conferido e os preços comparados com a média de preços praticados no Município.

O Vale-Feira, que os servidores efetivos e comissionados recebem semanalmente, passou de seis para oito reais. Um aumento aparentemente pequeno, mas que representa um reajuste de 33%. A atitude da administração municipal vem recebendo elogios: “A nova gestão está valorizando o servidor público e a Agricultura Familiar de Castelo, pois há anos não era dado um reajuste que acompanhasse o mercado como o que foi dado agora", disse Leonardo Bazzarela, Gerente da Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo.

Segundo o Extensionista do INCAPER, Edimar Celin, a Feira é muito importante para o desenvolvimento da agricultura local: “A Feira Livre da Agricultura Familiar é um importante canal de comercialização direta do produtor com o consumidor. O consumidor é beneficiado por comprar produtos frescos e de origem conhecida e o agricultor é favorecido por não precisar comercializar por atravessador seus produtos, tendo um lucro maior na comercialização da sua produção. Este Programa também contribui com a permanência do homem no campo e com a sua diversificação de produção, além de beneficiar o funcionário público com o vale feira” concluiu o funcionário do INCAPER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário