domingo, 19 de maio de 2013

Tem início a 5ª Conferência das Cidades na Serra



O evento está previsto para acontecer até às 18 horas
Simone Delevedove
Teve início na manhã deste sábado (18) a 5ª Conferência Nacional da Cidade do município da Serra. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, estão sendo discutidas propostas para questões da cidade, como habitação, saneamento e saúde.
Rogério Monte Alto A mesa de abertura do evento com o prefeito Audifax, vice-governador Givaldo e demais autoridades
Participam da conferência gestores, administradores públicos e legisladores; movimentos populares; entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do Desenvolvimento Urbano; entidades profissionais acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e ONG’s com atuação na área de Desenvolvimento Urbano. O objetivo é formular propostas para a cidade, que serão encaminhadas para a conferência estadual e federal.
“A participação da sociedade é fundamental para sabermos onde a Serra quer chegar. Temos que ter a clareza de qual é a nossa missão, que é melhorar a vida das pessoas. Na Serra 112 mil pessoas vivem às custas de programas sociais, esse número tem de impactar em nossas decisões, assim como o fato de muitos bairros não oferecerem qualidade de vida. Precisamos entrar nessas questões. Que tenhamos um dia produtivo de trabalho e formulação de propostas”, destacou o prefeito Audifax Barcelos em seu discurso de abertura.
A secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sedur), Ana Claudia Buffon ressaltou que “todos os dias refletimos sobre as dificuldades da cidade e hoje é um dia muito importante para haver um encontro dessas idéias e exercitar, inclusive, as divergências que acaso ocorram. Temos o desafio de elaborar dez propostas macro para estabelecer link das demandas urbanas com políticas que resultem em linhas de financiamento, diretrizes de desenvolvimento e outros”.
As discussões terão quatro eixos estruturantes: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), Instrumentos e Políticas de Integração Setorial e Territorial, além de Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.
O secretário de Projetos Especiais do Governo do Estado, José Eduardo Azevedo, realiza a palestra de abertura do evento e destaca os desafios das cidades capixabas, em especial o município da Serra.
No período da tarde o evento continua e também serão eleitos delegados que representarão a Serra na Conferência Estadual, prevista para acontecer até setembro, e na Conferência Nacional, que está programada para novembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário