segunda-feira, 27 de maio de 2013

Trabalhos de estudantes e servidores do Ifes são aprovados para publicação


Sex, 24 de Maio de 2013 11:08
Description: tenção, abrir em uma nova janela. Description: DFDescription: mprimir
Bibliotecários de nove campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram trabalhos aceitos para publicação no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, evento de classe que concentra atividades e recepciona profissionais de todo o Brasil.
Nesta edição, o congresso será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 7 e 10 de julho. O evento abordará o tema “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação” e busca a reflexão e a análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos e seus impactos sobre o fazer do profissional e sobre a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação.
Os trabalhos aprovados foram desenvolvidos por servidores dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Piúma, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
O professor Mário Cezar dos Santos, diretor-geral do campus São Mateus, teve artigo publicado no site ScienceDirect, no dia 16 de maio. O artigo, intitulado “Influence of Thermoelectric Junctions on the Electrical Signals Generated by the Tool-Workpiece Thermocouple System in Machining”, objetiva comparar a força eletromotiva produzida por quatro diferentes circuitos elétricos usados no sistema termopar, ferramenta-peça na usinagem da liga de alumínio 6263, para ver se há, por meio de estatísticas, diferenças entre as respostas de força eletromotriz.
Já a estudante Renata Domingos teve artigo aprovado para publicação no XV Comparative Education World Congress, que acontecerá de 23 a 28 de junho, em Buenos Aires, Argentina. Ela cursa a pós-graduação lato sensu em Informática na Educação na modalidade a distância pelo campus Serra e foi orientada pela professora Regina Célia Avilha Mendonça.
O trabalho "O papel das tecnologias de informação e comunicação – TICs na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Centro Universitário do Espírito Santo – Unesc" faz parte de um dos estudos desenvolvidos em seu curso de pós-graduação. O objetivo do trabalho é a discussão da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior, tendo em vista a crescente exigência da formação universitária como fator de desenvolvimento profissional.
E Wdnei Ribeiro da Paixão, estudante do Bacharelado em Sistemas de Informação do campus Serra, apresentou seu trabalho "Uma aplicação baseada em SIG para análise de acidentes de trânsito: Estudo de caso na rodovia BR-101/ES" na 9ª edição da Escola Regional de Banco de Dados – ERBD. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Karin Satie Komati e teve o apoio do Núcleo Incubador do campus Serra e da empresa Zaruc.
A ERBD foi realizada, no mês de abril, no campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense – IFC. Trata-se de um encontro anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC, que reúne professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior e empresas da região Sul do país. O objetivo é integrar os participantes, colaborando com a divulgação e discussão de trabalhos sobre bancos de dados e áreas afins. O evento contou com palestras acadêmicas, oficinas, minicursos, painéis e sessões de apresentação dos trabalhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário