terça-feira, 7 de maio de 2013

Triplica índice de focos da dengue nas residências em Vila Velha



Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Dengue Zero - Imagem: Eduardo Ribeiro
“O 2° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apresentou, em abril, um número elevado de infestação de focos da dengue nos quintais das residências e áreas comuns de prédios do município, se comparado ao resultado apresentado em  janeiro desse ano. De acordo com o Ministério da Saúde essa é uma situação de alerta”, informou o Coordenador da Vigilância Ambiental de Vila Velha, Carlos Henrique Ribeiro.
Dos imóveis visitados, 3,5% apresentam casos de infestação pelo mosquito. Em janeiro, o número foi de 1,1%. “O número mais do que triplicou, precisamos cuidar dos nossos quintais e terrenos. Cada um é responsável pela sua residência. A prefeitura utiliza todas as técnicas de combate a dengue disponíveis pelo Ministério da Saúde e sozinhos, sem a colaboração da população, é muito difícil controlar uma epidemia que está acometendo todo o Estado”, disse Carlos Henrique.
“Atualmente a Prefeitura está atuando nos bairros com veículos específicos para a aplicação de inseticida de Ultrabaixo Volume (UBV), ideal para matar o Aedes aegypti, carro fumacê e agentes de saúde realizando a visita domiciliar. Também realizamos mutirões de limpeza, aplicação de UBV costal, visitas em pontos considerados estratégicos, como borracharias e ferros velhos, além de atender diariamente a população disque- dengue”, completou.
O que é o LIRAa?
O LIRAa é uma metodologia utilizada pelo Ministério da Saúde para determinar o índice de infestação do mosquito da dengue de maneira  rápida e oportuna. Para realizar esse trabalho, os bairros são divididos em 19 estratos (grupos de bairros). Então é feito um sorteio por um programa de computador indicando quais imóveis receberão novamente a visita dos agentes de combate a dengue, que verificam se existem ou não focos de mosquito nessas residências. A visita é feita em 20% dos imóveis localizados em cada estrato.
Bairros com maiores índices de infestação domiciliar identificados no LIRAa:

Barra do Jucu: 17%
Normília: 14,70%
Praia da Concha: 10,20%
Vila Velha Centro: 9,42%
Industrial: 8,62%

Tratamentos utilizados pela Prefeitura de Vila Velha para combater a dengue:

Tratamento focal: Aplicação de larvicida nos depósitos onde são encontradas larvas do mosquito.

Tratamento Perifocal: Consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos situados em pontos estratégicos, por meio de aspersor manual, com o objetivo de atingir o mosquito adulto que pousar nesses locais na ocasião do repouso ou da desova.

Tratamento a Ultrabaixo Volume – UBV: Aplicação de inseticidas a baixíssimo volume. O uso deve ser restrito a epidemias de dengue, como forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão da doença.

Termonebulizador: Específico para matar o culex (pernilongo), que é criado em fossas e valas.
Índices de todos os bairros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário