quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vacinação contra a gripe sábado em quatro unidades de saúde em Vila Velha


Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

vacinação contra gripe - Imagem: Eduardo Ribeiro
As Unidades de Saúde de Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Barramares e Ulisses Guimarães vão abrir no próximo sábado (04) exclusivamente para vacinar contra a gripe. A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 10 de maio, porém as unidades de saúde geralmente não abrem aos sábados.
“Decidimos abrir quatro unidades da Região 5 neste sábado, 4 de maio, porque a cobertura vacinal nessas localidades tem sido baixa até agora”, explicou a subsecretária de Saúde Carla Estela Lima. “A vacina estará disponível nesta data especial entre 8 e 17 horas apenas na  Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Barramares e Ulisses Guimarães”, reforçou a subsecretária.
Durante os dias de semana, todas as 17 Unidades de Saúde de Vila Velha estão aptas a vacinar, no horário das 7 às 17 horas. Devem se vacinar gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde. Além disso, a vacina está disponível para pessoas transplantadas ou que têm doenças crônicas (do pulmão, coração, fígado, rim), diabetes e imunossupressão.
Para evitar a contaminação por influenza, o Ministério da Saúde recomenda mais atenção na higiene pessoal, sobretudo lavando as mãos com água e sabão com frequência depois de tossir ou espirrar, após ir ao banheiro e antes de comer.
As pessoas também devem evitar tocar os olhos, boca ou nariz após contato com superfícies. Recomenda-se ainda o uso de lenço de papel descartável e que se proteja a boca e o nariz ao espirrar e tossir, bem como evitar ambientes fechados e aglomerados. Quando doente, ficar em casa até sete dias após o início dos sintomas para evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário