segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vila Velha terá restinga recuperada


Texto: Simone Diniz / Foto: Semcom

Poda da restinga da Praia de Itaparica  - região da Colônia de Pescadores - Imagem: Zanete Dadalto
A Prefeitura de Vila Velha assina, nesta segunda-feira (20), Termo de Cooperação Técnica com o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive) referente ao projeto Amigos da Restinga, criado em 2012. O projeto prevê a preservação e a manutenção da restinga. Aproximadamente um quilômetro de vegetação receberá cercamento, sinalização e identificação das espécies. Paralelo a isto, haverá um trabalho de educação ambiental nas escolas da rede municipal.
A ação inicia em áreas piloto localizadas na orla dos bairros Praia da Costa, Itapuã e Itaparica. Na oportunidade também será assinado Termo de Parceria com todas as entidades que participam do grupo. De acordo com o Código Florestal a restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP), logo é responsabilidade de todos conter a degradação.
O projeto é uma parceria entre Prefeitura, Movive, Futura, Vale, Cesan, associação dos bairros Itaparica, Itapuã e Praia da Costa, Associação Preserve o Barra Sol de Bodyboarding (APBB) e o Instituto Capixaba de Ciências e Administração (ICCA).
Restinga
Elas parecem simples plantas na orla, mas tem funções importantes para o meio ambiente. Além de embelezar as praias, a restinga serve de contenção dos grãos de areia que incomodam moradores e resultam no aumento da demanda de limpeza pública. A vegetação é responsável por manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que flora e fauna deste ambiente precisam; evita a erosão causada pelas chuvas; é refúgio para vida silvestre e é local de parada de aves migratórias. Esses e outros tantos benefícios fazem da restinga um ecossistema que precisa ser preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário