terça-feira, 28 de maio de 2013

Vitória ganha mais 19 garis alpinistas para fazer a limpeza de encostas

Leane Barros

Avenida de fundo,homens com equipamento de proteção descendo pela corda de rapel
Garis aprendem as técnicas de rapel durante aula prática no Forte São João
Leane Barros
Cidade de Vitória de fundo,homens uniformizados com equipamento de proteção segurando corda de rapel
Profissionais utilizam equipamentos de segurança, como capacete e cintos, durante os trabalhos
Um grupo de 19 garis e coletores de lixo participou nesta terça-feira (28) do último dia do curso de formação de garis alpinistas, promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.
"Esse curso foi muito legal. No início, aprendemos a dar os nós e foi difícil. Mas conseguimos aprender. Agora é tranquilo. Tem muitos feras preparados para atuar", disse o coletor de lixo Marcos Henrique Jacinto.
Para o operador de roçadeira Wernes Queiroz, o curso trouxe uma nova experiência. "É um aprendizado para a vida toda. E o importante é que todas as atividades são seguras", afirmou.
O coletor de lixo Cristino Rafael Ferreira Quadra é, atualmente, o gari alpinista com mais experiência na atividade. "Eu me inscrevi no curso por incentivo de um amigo. E hoje estou há seis anos na função e é bom demais. Já perdi o medo de altura e a amizade que se constrói é muito importante. Ajudamos um ao outro e conhecemos todos os morros de Vitória", conta Cristino.
Os alunos fecharam o curso em uma aula prática, iniciando a limpeza da encosta do Forte São João. Iniciada na semana passada, a formação é constituída por atividades teóricas e práticas. Durante as aulas, os garis aprenderam a usar equipamentos de segurança, como capacete e cintos e técnicas de rapel.
"Hoje é o teste final. Mas essa turma se empenhou e estão todos prontos", afirmou o primeiro sargento do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Francisco José Santiago Leite, o sargento Santiago.
Os garis alpinistas são treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar em áreas de difícil acesso da capital. Com segurança, eles retiram o mato acumulado e recolhem garrafas plásticas, sacolas, pneus, restos de móveis, entre outros materiais. Para isso, utilizam equipamentos especiais, além de roçadeiras.
"Esse trabalho de garis alpinistas é arriscado, mas de extrema importância para o município. Por isso, oferecemos o curso há 15 anos para que os garis e coletores fiquem bem preparados", explicou o secretário de Serviços, Alex Mariano.

Encostas

O secretário contou que hoje há somente quatro garis alpinistas treinados, que também frequentam o curso para reforçar o aprendizado. "Com a formação dos novos profissionais, poderemos alcançar mais áreas durante as ações de limpeza", enfatizou Alex.
Mesmo com o aumento do número de garis alpinistas, é importante destacar que as pessoas não devem se esquecer do cuidado com o lixo. "Pedimos à população que evite jogar lixo nas encostas porque, com as chuvas, o material pode ser levado pela água e entupir os bueiros, causando alagamentos. Além disso, com o material acumulado pode haver formação de focos de dengue".
Foram 19 garis participando do curso e, com o último dia de formação, estarão habilitados a promover a limpeza de encostas e locais de difícil acesso, utilizando as técnicas de rapel aprendidas. A partir desta quarta (29), a nova turma de garis alpinistas já começa a atuar. Inicialmente, serão 15 encostas a receber a atuação dos profissionais.
Leane Barros
Prédio de fundo,homens com equipamento de proteção descendo pela corda de rapel
Formação permite que garis e coletores tenham condições de realizar a limpeza de morros e encostas
Leane Barros
Cidade de Vitória de fundo,homens uniformizados utilizando capacete e luvas de proteção
Garis alpinistas são treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar em áreas de difícil acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário