quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vitória receberá 100 novas câmeras de videomonitoramento do Governo do Estado



Marcos Salles
Agentes da Guarda Municipal fazendo o videomonitoramento
Agentes acompanham o fluxo de veículos e diferentes tipos de demandas na Central de Videomonitoramento
A Prefeitura de Vitória firmou um convênio com o Governo do Estado nesta quarta-feira (8) para o recebimento de 100 novas câmeras de videomonitoramento. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e contou com a participação do prefeito Luciano Resende e do secretário municipal de Segurança Urbana, Welington da Costa Ribeiro.
Além da capital, o convênio auxiliará outros 16 municípios do Estado a combater a criminalidade por meio das câmeras. Ele faz parte do projeto "Olho Digital", que integra as ações do programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Estado.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) fornecerá aos municípios os equipamentos e software de gerenciamento, bem como componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
Atualmente, Vitória conta com 42 pontos de monitoramento e tem previsão de receber ainda este ano mais 25 câmeras com recursos do Ministério da Justiça. Com os novos equipamentos, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) passará a ter 167 câmeras, permitindo trabalhar ainda mais a interação entre o videomonitoramento e a atuação dos agentes da Guarda Civil Municipal.
"Recentemente, tivemos exemplos claros desta parceria que resultaram em prisões em flagrante e em um rápido atendimento da Guarda Municipal. Com a ampliação dos pontos de monitoramento, a tendência é aumentar ainda mais a eficácia das ações integradas", disse o secretário Welington.

Utilidade pública

O videomonitoramento de Vitória é uma ferramenta de uso amplo para a Prefeitura de Vitória. O foco principal é a segurança urbana, mas diversos outros serviços são agilizados por meio dessa ferramenta. Um dos serviços prestados pelos operadores é identificar pontos viciados de lixo e acionar os setores responsáveis pela limpeza para a retirada.
Semáforos apagados e postes sem luz também são verificados, além de troncos de arvores caídas e pedidos de podas. Os operadores também verificam acidentes de trânsito e retenções, acionando imediatamente os agentes de trânsito para desobstrução do local, liberando rapidamente o fluxo de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário