sexta-feira, 28 de junho de 2013

17 novos tripulantes operacionais de helicóptero da PM recebem certificado

Os 17 policiais que concluíram o IV Curso de Tripulante Operacional de Helicópteros (CTO) receberam, na tarde desta quinta-feira (27), o certificado e o brevê. A solenidade foi realizada na sede do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e contou com a participação dos familiares dos formandos.

Os novos tripulantes operacionais de helicóptero receberam os certificados e os brevês entregues pelos seus padrinhos e madrinhas. Na oportunidade foi ressaltada a conquista alcançada pelos três primeiros colocados: soldado Borges soldado Vicente e o soldado Motta, receberam uma premiação pela posição alcançada. Também foi homenageada a soldado Boldrini, já que pela primeira vez nos 21 anos de história do NOTAer, uma policial feminina participou do curso

O curso

O curso teve carga horária de 220 horas, com treinamentos e atividades teóricas e práticas realizadas na sede do NOTAer e em diversas localidades da Grande Vitória e do Estado de São Paulo. Na última semana foi realizado um estágio operacional na base de treinamento do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo (GRPAE), maior operadora e referência nacional nas atividades aéreas de segurança publica e defesa civil.

Na fase inicial do curso, os alunos do CTO estudaram as disciplinas teóricas da aviação, como teoria de voo, conhecimentos técnicos de aeronaves, meteorologia, navegação aérea e regulamentos da aviação, além de noções de segurança de voo.

Nas instruções práticas e atividades extraclasse com emprego dos helicópteros do NOTAer (Harpias), foram ministradas técnicas de radiopatrulhamento aéreo, resgate em ambiente aquático, resgate em altura, tiro em operações aéreas, transporte aeromédico e resgate em locais de difícil acesso, além de combate a incêndios com utilização do Helibalde, transporte de efetivo e de materiais operacionais. Esses conhecimentos específicos permitirão aos novos tripulantes operar nas diversas situações em que o helicóptero atua na segurança pública e defesa civil.


Informações à Imprensa: Diretoria de Comunicação PMES Coronel Douglas Alves Zucolotto Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715 E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573 E-mail: comunicapmes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário