quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ações do Programa Escola Aberta em Vitória são referência para mineiros


Divulgação Seme
Pessoas reunidas com equipamentos de música
Responsáveis por Programa Escola Aberta de Minas Gerais conheceram os projetos de música desenvolvidos na rede municipal
Um grupo de 80 voluntários mineiros que atuam noPrograma Escola Aberta em Belo Horizonte (MG) esteve em Vitória no último final de semana e voltou para casa impressionado com a troca de experiências realizada com as equipes do projeto na capital capixaba. Foi um momento rico de integração no esporte, na música, na dança e no artesanato.
Os cursos de formação oferecidos aos voluntários com o objetivo de contribuir para o planejamento de temas relacionados a cidadania e direitos humanos chamaram a atenção dos visitantes.
"Esse intercâmbio mexeu de forma bastante positiva com todos os participantes e fez com que acreditássemos cada vez mais na importância do Programa Escola Aberta para a comunidade do entorno das escolas. Voltamos também com a convicção de que faremos outros projetos em que a comunidade não participe apenas como coadjuvante", afirma Aparecida Alves, da Escola Municipal Maria da Assunção de Marco, de Belo Horizonte.
O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, e a atividade fez parte do intercâmbio entre as duas capitais, já iniciada em 2012, que tem como objetivo socializar e compartilhar experiências, além de fortalecer a integração entre os voluntários.
As equipes do Programa Escola Aberta das Emefs Otto Ewald Junior (Itararé), Ceciliano Abel de Almeida (Itararé), Izaura Marques da Silva (Andorinhas) e Marieta Escobar (Santa Martha) apresentaram as atividades culturais, esportivas, educativas e de geração de renda desenvolvidas aos sábados nessas unidades. Houve também um momento no auditório da escola para exposição de relatos sobre experiências dos voluntários.
Divulgação Seme
Pessoas sentadas em auditório
Encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida e também envolveu os alunos

Programa

O Programa Escola Aberta é uma iniciativa federal, mantida com a parceria de estados e prefeituras. Por meio dele, são oferecidas diversas atividades nas escolas de ensino fundamental durante os finais de semana. O objetivo é contribuir para a inclusão social, o exercício da cidadania, a melhoria da qualidade educacional, a integração entre escola e comunidade e a construção de uma cultura de paz.
Em Vitória, as escolas onde o programa é desenvolvido abrem durante seis horas aos sábados. Nesse período, ocorrem oficinas que envolvem atividades como artesanato, dança, música, capoeira, teatro, xadrez, informática e esportes. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e participar. Contudo, é preciso observar os horários de funcionamento, que são definidos pelas unidades.
A realização das oficinas é acompanhada por um professor da escola participante do Escola Aberta e por um representante da comunidade, que assume a coordenação local. Esse representante organiza as atividades observando os interesses e as necessidades dos moradores e também busca talentos da própria região para atuar, voluntariamente, como oficineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário