quinta-feira, 6 de junho de 2013

Agentes de saúde recebem treinamento em Itapemirim


Description: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Os agentes de saúde de Itapemirim estão participando de um treinamento oferecido pela prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As aulas começaram em março e seguem até o dia 26 de agosto, sempre às terças-feiras, e são divididas entre teóricas e práticas. A carga horária total do treinamento é de 400 horas.
Ao todo, 31 funcionários estão recebendo o treinamento, que já formou, aproximadamente, 60 outros em duas turmas anteriores. A coordenadora regional da Sesa, Maria Aparecida Januária, explica que para fazer o curso é preciso estar trabalhando como agente de saúde em algum município.
“Itapemirim está de parabéns. Essa iniciativa é muito importante e para a população ser melhor atendida, além de ser obrigatória para todos os agentes. O treinamento completo é dividido em três módulos, mas poucos municípios conseguiram terminar. Aqui, estamos oferecendo o primeiro módulo, mas a intenção é de trazer os outros. Ao final dos três, todos os participantes recebem o título de técnico em agente comunitário de saúde”, explica a coordenadora.

O curso é realizado durante o expediente de trabalho, tanto na sala de aula, quanto na microárea de cada profissional. A coordenadora do treinamento no município, Letícia de Cassia Rodrigues, fala sobre a importância de se ter agentes de saúde formados trabalhando com a população. “Eles são o elo entre a população e a municipalidade. Sem eles, seria muito difícil saber como está a saúde de cada cidadão, sem contar que esse contato facilita a comunicação sobre os programas e ações da prefeitura. Após este curso, não teremos mais nenhum agente no município sem qualificação”, afirma Letícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário