quarta-feira, 19 de junho de 2013

Agricultores de Irupi, Conceição do Castelo e Muniz Freire aprendem a operar máquinas agrícolas


Quem trabalha no campo sabe da necessidade de manusear equipamentos agrícolas. Para capacitar os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece cursos em diversos municípios.

Em Muniz Freire, o curso de operação, manutenção e manejo de roçadeira será nos dias 22 e 23 de junho. Na comunidade de São Bento, em Irupi, foi realizado um curso de operação e manutenção de roçadeira e derriçadeira costal motorizada. Em Conceição do Castelo, a capacitação foi de roçadeira, derriçadeira e podadeira de café.

“Esta é uma necessidade diante da mecanização da cafeicultura de montanha. As máquinas ajudam a aumentar o rendimento, a eficiência, a rapidez do trabalho na lavoura. O curso é importante ainda para evitar acidentes, garantindo a segurança do trabalhador que opera esse tipo de equipamento”, disse o extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Irupi, Túlio Borges.

“Muitas vezes, a máquina do trabalhador rural dá problema logo no início do dia. Se ele não souber algumas noções de manutenção, ele terá que levar o equipamento até alguém que saiba consertar. Além de perder o dia de trabalho, ele tem que pagar pela mão de obra de quem fez o conserto”, lembrou Túlio.

Os cursos são realizados em parceria entre o Incaper, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e as Prefeituras Municipais por meio das Secretarias de Agricultura. As vagas são limitadas. Os interessados devem procurar os escritórios do Incaper do seu município.



Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Texto: Juliana Esteves Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999 Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário