terça-feira, 11 de junho de 2013

Agricultures de São Gabriel conhecem inovações na cafeicultura em Fazenda do Incaper


11/06/2013 - 08h23min

Incaper/São Gabriel da Palha

Mais de 30 agricultores de base familiar de São Gabriel da Palha, de diversas comunidades rurais, visitaram a Fazenda Experimental do Incaper, localizada em Marilândia, no dia 06 de junho. O objetivo foi conhecer algumas variedades de café conilon, destinadas ao cultivo em condições mais rústicas.

Entre os participantes desta excursão, destacam-se monitores e alunos do 4° ano do ensino médio da Escola Família Agrícola do Córrego Bley (MEPES), que no final deste ano, estarão se formando e recebendo o diploma de Técnico em Agropecuária com foco em Agroecologia; assentados da reforma agrária e do crédito fundiário; e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valério.

A visita ocorreu em duas etapas: uma teórica, na qual os presentes puderam vivenciar e debater a realidade do café conilon no mundo, no Brasil, no Espírito Santo e em São Gabriel da Palha. A outra foi prática, em que se conheceu e debateu os principais resultados do programa de melhoramento genético do café conilon do Incaper. Estas duas etapas foram coordenadas pelo pesquisador do Incaper da Fazenda Experimental de Marilândia, Aldo Mauri.

“Os presentes têm bastantes experiências no cultivo de café conilon, pois São Gabriel da Palha tem como alicerce na construção de sua economia o cultivo do café conilon”, afirmou o extensionista Carlos Lobo. Além disso, ele disse que no município funciona a maior Cooperativa de Café Conilon do Brasil, a COOABRIEL.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
luciana.incaper@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário