terça-feira, 11 de junho de 2013

Alunos da rede pública da Grande Vitória participam da 3ª oficina de animação sobre Heitor Villa-Lobos


As aulas serão realizadas de 10 a 14 de junho com a orientação da cineasta carioca Rosaria
Vitória, 10 de junho de 2013 - Estudantes da rede pública de ensino fundamental se reunirão nesta semana para dar continuidade à produção do curta-metragem de animação sobre o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. As aulas serão realizadas de 10 a 14 de junho, na Obra Social Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, em Vitória, reunindo crianças e adolescentes dos Pontos de Cultura Animazul e Mirante.
Esta é a terceira das cinco oficinas que resultarão na realização de um novo filme com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º da Grande Vitória. O Projeto Animação tem realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul e conta com patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia do Grupo EDP e apoio do Instituto EDP.  
A iniciativa tem por objetivo abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.
O protagonista
Heitor Villa-Lobos nasceu em 1887, no Rio de Janeiro. Criador de mais de 1.000 obras, o pianista, violoncelista, compositor e maestro contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional. Conhecido em todo o mundo, Villa-Lobos percorreu o interior do Brasil, incluindo a Floresta Amazônica, para estudar a identidade cultural do povo, costumes e manifestações culturais brasileiras. Embrenhou-se por sertões, fazendas e engenhos com a finalidade de ouvir e recolher cantos e danças populares que inspiraram suas composições. Faleceu aos 72 anos, no ano de 1959, vítima de câncer.    
As oficinas
O roteiro e as primeiras cenas da animação foram feitos pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, localizada no Centro de Vitória. Para traduzir o texto em imagens, os alunos estão aprendendo técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital) com a orientação da cineasta carioca Rosaria (“Tem Um Dragão no meu Baú” e “Menina da Chuva”).
O que é o Projeto Animação
Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Após o lançamento, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

Mais informações: www.animazul.org.br

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.          
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário