terça-feira, 11 de junho de 2013

Alunos da rede pública visitam a exposição Ausência | Presença

Instigar o interesse de alunos pela arte como forma de prevenir e reduzir o abandono escolar é a proposta de uma série de atividadesrealizadas pela Galeria Homero Massena (GHM). Após atividade de formação para professores sobre as temáticas e propostas artísticasem exposição, agora é o momento de a Galeria receber alunos da rede pública de ensino para visitar e conhecer de perto a ostrabalhos que fazem parte da exposição Ausência|Presença, de André Arçari. Nesta quinta-feira (13), será a vez de alunos da EscolaEstadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, localizada em Cariacica, apreciarem a mostra.

Para a professora de música Michelle Candide, possibilitar esse contato direto os alunos com as obras de arte é uma forma de estimular e incentivar o desenvolvimento da percepção artística deles. “É legal o adolescente vir e perceber uma coisa que eu, por exemplo, não percebi. Eles acham que não são capazes, então trazê-los aqui e mostrar como o pensamento deles é parecido com o do artista impacta na autoestima deles. Isso significa investir no aluno e valorizá-lo, principalmente, como pessoa”, afirma a professora.

Levar os alunos até a Galeria é uma ação que busca reduzir o abandono escolar observado na rede pública de ensino por meio de um contato mais estreito com a produção artístico-cultural e faz parte do Projeto “Ações Educativas na Galeria Homero Massena”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio de sua Coordenação de Artes Visuais, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória  Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).

Ações Educativas da Galeria Homero Massena

O Projeto “Ações Educativas na Galeria Homero Massena” surgiu do interesse da Galeria Homero Massena em atender alunos da rede pública de ensino nas exposições de artes visuais. A partir daí, a Sedu desenvolveu um projeto de arte-educação para contemplar alunos de escolas que apresentam alto índice de evasão escolar. Inicialmente, seis unidades localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória foram selecionadas e contempladas pelo projeto que é responsável por oferecer o encontro de formação para professores. Uma parceria com a Ceturb e com as empresas de ônibus da GVBus viabiliza o transporte de professores e alunos para as exposições. Além da visita mediada, os estudantes participam de uma ação educativa, desenvolvendo uma atividade prática que visa gerar desdobramentos no cenário escolar a partir de orientações do professor participante. 

Ainda em fase de avaliação e sujeito a alterações, o Projeto é um esforço para a melhor associação entre arte, cultura e educação. Para a Secult, significa trabalhar com a criação e formação de público, para a Sedu, o trabalho tem foco na cidadania e na valorização do potencial criativo do indivíduo. Já a Ceturb e a GVbus, que sempre transportam o cidadão para seus afazeres cotidianos, é um engajamento importante na causa social, uma vez que a maior parte das escolas com alto índice de evasão está localizadas nos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Espírito Santo.

Abaixo, o cronograma de visitas de estudantes à exposição Ausência|Presença por meio do Projeto Ações Educativas na Galeria Homero Massena.

Dia 06/06
Estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aflordízio Carvalho da Silva -  Vitória
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Dia 13/06 
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestero  - Cariacica
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Dia 20/06
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São João Batista - Cariacica
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Dia 27/06
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benício Gonçalves - Vila Velha
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Dia 04/07
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sílvio Rocio - Vila Velha
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Dia 11/07
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Manoel Vellozo - Vila Velha
(turma 01 às 10 horas / turma 02 às 14 horas)

Serviço:
Exposição Ausência/Presença, de André Arçari
Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta, Vitória - ES
Visitação: até 20 de julho de 2013. De segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e sábado das 13 às 18 horas.
Entrada franca
Contato: 3132-8395




Nenhum comentário:

Postar um comentário