sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alunos fazem campanha e doam 500 livros para Biblioteca Pública Municipal - VITORIA


Elizabeth Nader
Pessoas lendo livros em Biblioteca
Biblioteca Municipal ganhou reforço de livros arrecadados por alunos durante campanha
Alunos do 5º ano da Escola Crescer PHD fizeram a doação de cerca de 500 livros e revistas à Biblioteca Pública Municipal "Adelpho Poli Monjardim". Eles irão reforçar o acervo das caixas-estantes, que são minibibliotecas que circulam por comunidades de Vitória dentro do projeto Viagem Pela Literatura.
Os livros foram arrecadados pelos próprios estudantes, que se empenharam desde abril em uma campanha fazendo doações próprias ou buscando junto a amigos e vizinhos. Os livros foram entregues por eles mesmos à coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Maria Battestin, e à coordenadora do projeto Viagem pela Literatura, Elizete Caser Rocha.
A entrega dos livros aconteceu no último dia 12 e foi marcada pela manifestação de alegria das crianças que participaram da campanha e pelo clima de "viagem pelo universo mágico da literatura", com histórias apresentadas pela escritora e contadora de histórias do grupo Chão de Letras Marta Samor.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, disse que é motivo de alegria e esperança ter uma manifestação como a que aconteceu, "em que crianças despertam para a necessidade de compartilhar conhecimento e cultura, através do prazer da leitura, com quem tem menos acesso a esses valores".
Angela Maria agradeceu à escola e parabenizou os educadores e as crianças, dizendo que a doação permitirá que outras crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades onde não há bibliotecas também tenham contato com livros e revistas. "Estamos muito felizes com essa iniciativa de vocês".
Elizete Caser elogiou a qualidade literária dos livros e revistas, entre os quais, vários de autores consagrados, e o bom estado em que se encontram. Ela disse ainda que a doação é importante "tanto pelo gesto e iniciativa quanto para o reforço do acervo das caixas-estantes e da própria Biblioteca Municipal".

Campanha

Imagem Divulgação
Menina pequena lendo
Livros e revistas são levados para as crianças durante a montagem das caixas-estantes nas comunidades
A campanha foi idealizada pela supervisora pedagógica da escola, Alba Valéria de Freitas, que contou com apoio da diretora, Vera Zanol Santos Neves, e de professoras do quinto ano. Ela lembrou que a campanha nasceu de uma reflexão com os alunos durante as comemorações do Dia do Livro Infantil e de uma visita à Biblioteca Municipal.
A diretora da escola destacou que a ideia da supervisora foi logo acolhida pelas crianças, que se sentiram motivadas a doar seus livros e revistas para que outras também pudessem lê-los. "Além do lado social, há também o lado do conhecimento", disse Vera.
A aluna Thais Arantes arrecadou mais de 90 livros e revistas na campanha. "Quando você lê um livro e gosta, você quer que outras pessoas também leiam e eu adoro ler", disse ela, contando que preparou uma caixa com uma mensagem pedindo doação e seus vizinhos do prédio atenderam, doando diversos volumes.
"Achei legal essa campanha porque muitas outras crianças vão poder ler esses livros que nós já lemos", disse Eduarda Guerra. Os alunos Arthur Brandão e Artur Siqueira concordaram com a colega, acrescentando que gostavam de seus livros, mas também gostaram de doá-los.
Gabrielle Cabral e Júlia Caetano também se empenharam na campanha. “Achei muito legal participar porque a gente teve a oportunidade de ler esses livros e também estamos dando essa mesma oportunidade a outras crianças”, disse Gabrielle. “Agora outras crianças terão esses livros e o mundo da literatura”, observou Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário