terça-feira, 4 de junho de 2013

Apoio técnico da prefeitura ajuda a aumentar produção de leite em Cachoeiro


Publicada em 04 de junho de 2013
A ideia é ajudar produtores a crescerem a produção de leite sem investir muito na propriedade
Pequenos produtores de leite de Cachoeiro de Itapemirim estão conseguindo produzir mais graças à assistência técnica gratuita oferecida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag). Para alguns deles, o aumento na produção chega a 50%.

A cada 15 dias, os produtores recebem a visita de um veterinário, um zootecnista e um engenheiro agrônomo da Semag. Eles realizam o planejamento de propriedade e a divisão de pastos em piquetes, fazem o diagnóstico de prenhez e orientam sobre o aperfeiçoamento de recursos existentes no local.

O pecuarista Eder Gomes Vargas, da comunidade de Mangueira, distrito de Pacotuba, viu sua produção crescer cerca de 50% depois que a equipe da Semag prestou os serviços na propriedade onde ele cria 20 cabeças de gado.

“Depois que os técnicos vieram me ajudar, ficou muito melhor. Eu sempre via pela televisão essas técnicas, mas nunca consegui fazer, porque não tinha ninguém para me orientar. Não precisei gastar nada. Aos poucos, eu aplico as técnicas que eles passam e percebo que a produção de leite cresce. Estou muito satisfeito”, comentou Eder.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, o projeto contempla dez produtores, mas a ideia é aumentar o número, para que mais pecuaristas tenham a oportunidade de crescer.

“Dar esse acompanhamento presencial periodicamente é fundamental para que os produtores possam aplicar as técnicas que estão promovendo o aumento da produtividade e do rebanho. Ganham os produtores e também ganha o município, pois, quanto maior nossa produção agropecuária, maior será a circulação de mercadorias no município. Devido ao resultado expressivo que estamos obtendo, nosso objetivo é expandir essa assistência”, ressalta.

Os produtores que têm interesse em receber a assistência técnica podem entrar em contato com a Semag pelo telefone 3521-1385. O cadastro é realizado e a visita agendada para a mesma semana.
Divulgação_PMCI_Leite.jpgDivulgação_PMCI_Leite.jpg
1520K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário