terça-feira, 11 de junho de 2013

Atestados médicos emitidos na rede municipal ficam online para evitar fraudes


Foto Divulgação
Atestado Médico
Sistema permite conferir todas as informações sobre o atestado médico, como data de emissão e tempo de afastamento
Uma boa notícia para os profissionais da área de saúde, pacientes e trabalhadores em geral. A partir desta segunda-feira (10), todos os atestados médicos emitidos pelas unidades de saúde, pronto-atendimento e outros serviços de referência da rede municipal de saúde sairão com QR Code.
Trata-se de um sistema de código de barras bidimensional que pode ser decodificado pela maioria dos celulares equipados com câmeras. Após a leitura, o sistema direciona o usuário para um link específico do site da Prefeitura de Vitória, no qual constam todas as informações sobre aquele atestado: quem emitiu, data de emissão, para quem foi emitido e o número de dias de afastamento.
Quem não dispõe de tecnologia para realizar a busca pelo celular também pode fazer a verificação através do site. Basta acessar este link, informar o número do atestado (que consta na parte superior do documento) e a primeira parte da "chave" 9 (que consta no canto inferior direito).
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica que o objetivo é qualificar os serviços da rede municipal de saúde. "Com essa iniciativa, Vitória fica imune de fraudes e falsificações e os empregadores terão certeza da veracidade dos nossos atestados".
Em 2012, o Conselho Regional de Medicina (CRM) recebeu cerca de 250 denúncias de falsificações de atestados médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário