quarta-feira, 5 de junho de 2013

Atividades diferenciadas transformam aulas e atraem internos da Penitenciária de Vila Velha I


Com o objetivo de atrair a atenção dos internos inseridos em atividades educacionais, os professores que atuam na Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV I), em Xuri, estão utilizando ferramentas como palestras e campeonatos de xadrez para ampliar a interação dos alunos no espaço escolar. As palestras ocorrem durante as aulas de Ciências, já o ensino do xadrez faz parte das aulas de Matemática.

Para conscientizar os internos quanto aos danos provocados pelo consumo de drogas, a professora de Ciências, Denise PiassarolliSimões, apresenta palestras sobre substâncias psicoativas. Por meio de vídeos e apostilas, ela mostra a composição molecular das substâncias e as formas de interferência delas no corpo humano.

De acordo com a professora, a ideia surgiu com seu trabalho de conclusão do curso de pós-graduação no Ifes, que consiste em um projeto de experimentação que utiliza os conceitos químicos e a vivência dos alunos.

“Utilizei como fonte de pesquisa o material sobre prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas, que alerta sobre as fórmulas químicas das substâncias psicoativas e os seus efeitos no organismo", comentou Denise.

A diretora da unidade prisional, Simone Rodrigues, destacou a importância das palestras sobre prevenção, o uso e os efeitos das drogas para os internos. Ela também destacou a efetiva participação dos internos, que se mostraram interessados pelo tema. “As palestras são muito boas para alertar aqueles que já usaram drogas”, comentou.

Campeonato de Xadrez

Outro projeto da Penitenciária Estadual de Vila Velha I é um campeonato de xadrez desenvolvido pelos professores de Matemática Robson Negri e André Carmo, e pela pedagoga Dilvani Rodrigues. A ideia é utilizar o xadrez como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.

Na unidade, os alunos desenvolvem o jogo em horários pré-definidos para a prática, utilizando uma parcela do tempo das aulas de Matemática. Após a fase inicial de aprendizagem e da prática do xadrez, serão realizadas eliminatórias internas em cada sala de aula, com os ganhadores da turma participando de um torneio entre elas, para então, ser definida a turma ganhadora.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 9933-8195 - (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES Texto: Alyne Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário