quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bairro de Fátima terá Seminário de Segurança Pública - SERRA


Três seminários sobre o tema já foram realizados
Simone Delevedove
Na próxima terça-feira (2) a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social (Sedes), vai realizar o terceiro Seminário de Segurança Pública. O local é abrangido pelo Plano Local de Segurança. O plano, feito a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça, tem o objetivo de ajudar a definir ações para reduzir os índices de violência em 21 bairros das regiões de Carapina e Novo Horizonte.
Marcos Ribeiro/PMSAs ações envolvem mais de 95 mil moradores
O evento vai acontecer no Centro Comunitário de Bairro de Fátima, que fica localizado na rua Adolpho Bittencourt, 37, próximo ao Restaurante Irmãos Torres, às 19 horas.
O município tem investido na prevenção de crimes e no fortalecimento de ações integradas de segurança pública. Essa é uma das ações para reduzir o índice de criminalidade na Serra. Três seminários já foram realizados nos bairros Novo Horizonte e Carapina.
De acordo com o secretário de Defesa Social da Serra (Sedes), Renato Luiz de Oliveira, “o Plano Local vai descobrir os problemas específicos de cada comunidade para posteriormente apontar soluções”.
Com investimento de R$ 185 mil para os Seminários, as ações envolvem mais de 95 mil moradores dos bairros Novo Horizonte, Cidade Continental, Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus, Lagoa de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Central Carapina, Jardim Carapina, Carapina Grande, André Carloni, Diamantina, Boa Vista II, TIMS, São Geraldo, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Hélio Ferraz, Eurico Salles, Conjunto Carapina e Bairro de Fátima.
Nestes eventos estão sendo apresentados às comunidades os resultados dos diagnósticos sociais e históricos que foram elaborados por meio de entrevistas e grupos focais, que ajudaram a traçar a realidade local e a compreender as necessidades gerais de atendimentos e os serviços prestados pelos órgãos públicos, pela iniciativa privada e por organizações não-governamentais.
Segundo a coordenadora do Plano, Fabiana Nascimento Pires, do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Defesa Social, o plano tem a participação ativa da população na sua confecção. “Os resultados dependem do trabalho de todos, inclusive da comunidade”, destaca. De acordo com Fabiana, o documento subsidiará a aplicação de políticas e ações de prevenção da violência e da criminalidade nas regiões.
Ainda nestes seminários, está sendo discutido e construído o Plano Local de Intervenção, por meio do qual serão apresentadas medidas para contribuir com a promoção da cultura da paz e consequente redução dos índices de criminalidade. Assim, a participação dos moradores e representantes de movimentos sociais nestes seminários é de fundamental importância.
A conclusão do plano com os diagnósticos sobre as regiões está prevista para 30 de julho.


CRÉDITOS: Secretaria de Defesa Social | 27/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário