terça-feira, 18 de junho de 2013

Bate-papo em condomínios de Vitória aborda a importância da coleta seletiva


Elizabeth Nader
Usuário deposita material plástico no posto de coleta seletiva na Regional 6
Cidadão deposita lixo em compartimento do Posto de Entrega Voluntária
Em Vitória, a coleta seletiva tem grande importância. Por isso, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) começa nesta quinta-feira (20) um trabalho de sensibilização e conscientização sobre o assunto nos condomínios da capital.
Serão realizados bate-papos sobre o processo e a importância de separação do lixo seco com as secretárias do lar que trabalham nos prédios e os zeladores dos condomínios. Durante a conversa, serão passadas orientações e será feita demonstração de como ocorre a separação, com lixo cenográfico.
O primeiro bate-papo será no condomínio West Plaza, em Santa Lúcia, às 9h30. A próxima ação já está marcada para o bairro Praia do Canto, em data a ser marcada ainda.

Processo

Separar o lixo seco do úmido é o início do processo da coleta seletiva. Mas qual a importância da coleta seletiva na cidade? Ele reduz a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, permitindo reaproveitamento dos materiais. Além disso, em Vitória, a coleta seletiva é traduzida em geração de renda para as associações de catadores vinculadas à Prefeitura de Vitória.
A coleta depende da conscientização da população. O lixo seco (vidro, papel, metal e plástico) pode ser reaproveitado, mas, para isso, precisa ser depositado nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) ou nos contentores apropriados já implantados em alguns condomínios.
Os condomínios em Vitória podem solicitar a implantação da coleta seletiva através do Fala Vitória 156. Assim que é feita a solicitação, um técnico da Semse vai ao local para orientar e tirar dúvidas de como o processo é realizado, o contentor que o condomínio precisará ter, etc.
"A coleta seletiva é de grande importância para a cidade de Vitória. Mas, hoje, muitas pessoas ainda misturam restos de alimentos ao lixo seco. A separação dos materiais começa em cada casa, por isso estamos trabalhando com conscientização", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário