terça-feira, 4 de junho de 2013

Brinquedoteca muda rotina de alunos em Guarapari

Um espaço criativo para a aprendizagem, onde os alunos adquirem conhecimento e desenvolvemhabilidades de forma espontânea e confortável. Esse é o “Cantinho Feliz”, um espaço criado na EscolaEstadual Joventina Simões, localizada em Guarapari, no estilo brinquedoteca.


No ambiente são oferecidos livrosbrinquedos e jogos para os estudantespara leva-los a interagircom os outros em suas brincadeirasproporcionando estímulos de participaçãocompetição ecooperaçãoalém de desenvolver uma atividade intelectual e social.

“Esse projeto surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos um interesse pela leitura e nos jogospara desenvolvimento da participação coletiva. As crianças adoraram a novidade”ressalta MirianSilvano Pereira, diretora da escola.

 A brinquedoteca contou com apoio dos pais e responsáveisque ajudaram na construção do espaço. A diretora explica que o trabalho é contínuo e o ambiente será renovado com novos livrosjogos ebrinquedos no decorrer do ano.

Atividades incentivam a leitura

Além da brinquedoteca, a escola desenvolve diversas atividades para incentivar a leitura. A pedagogaRozângela Daniel Santana criou a TV Zóião. A ideia é simples: uma caixa de papelão e um microfonesimulam um aparelho de televisão e, durante o recreioos alunos passam informações dos fatosocorridos durante a semana na comunidade e na escola por meio desse inusitado canal decomunicação.

Segundo a pedagoga, o objetivo é criar leitores críticos e com uma competência para leitura eformadores de opinião quepara passar as notíciasos alunos têm que pesquisarler e escrever oque será transmitido.

Além disso, uma vez por semana toda a escola se mobiliza em prol da leitura. Os alunos dedicam pelo menos meia hora do dia para “A hora da leitura”, momento em que escolhem algum livro disponibilizado na biblioteca e, ao som de uma sequência de músicas clássicas, têm a oportunidade de lê-lo.

“A grande importância de trabalhar a leitura é que ela promove a liberdade, o conhecimento e o prazer. Leitura é tudo”, ressalta Rozângela, que lembra ainda que os alunos desenvolvem brincadeiras, trabalhos em grupo e apresentações de fantoches a partir dos livros que leem.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ltsantos@sedu.es.gov.br Texto: Larissa Tavares Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário