quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cachoeiro oferece tratamento gratuito para controle da asma


Publicada em 20 de junho de 2013
Durante as consultas, o paciente recebe toda assistência e informações sobre as medicações Nesta sexta-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. Em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura oferece tratamento gratuito para quem tem esse problema respiratório, por meio do Ambulatório de Asma.

Criado em 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde, o serviço funciona no Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”, no bairro Santo Antônio, e garante a pacientes consultas de enfermagem e com pneumologista, todas as quintas-feiras.

Primeiro, o paciente recebe o atendimento médico de rotina, com exame físico e avaliação dos resultados da medicação que toma. Em seguida, ele passa pela consulta de enfermagem, que faz a checagem da técnica inalatória, o teste de pico de fluxo expiratório e dá orientações sobre a utilização de remédios.

Quem tem asma e faz tratamento com medicamentos sempre necessita de consultas médicas de retorno para avaliação e recebimento de novas receitas. Nesse sentido, o serviço oferecido pela prefeitura facilita a vida dos pacientes.

“No ambulatório, eles conseguem ter um atendimento regular. Não precisam pegar senha para as marcações das consultas, pois elas já são reagendadas assim que deixam o consultório médico”, explica a enfermeira responsável pelo ambulatório, Luciana Soares de Castro.

Ainda de acordo com Luciana, a falta de informações quanto ao uso da medicação é um fator que compromete o tratamento. “Geralmente, as pessoas sentem dificuldades em usar a chamada 'bombinha'. Nós fornecemos todas as informações e até realizamos testes para verificar se o paciente está usando corretamente a medicação”, informa.

Serviço ajuda a reduzir internações
Cerca de 110 pessoas são atendidas no ambulatório, atualmente. Uma delas é Izaura Maria Schaider da Silva, 49, que antes do acompanhamento especializado, precisava ser internada frequentemente com crises de falta de ar .“Muitas vezes tive que sair de casa correndo e ficar em observação nos hospitais. Depois que tive acesso ao tratamento no ambulatório, nunca mais precisei ficar internada”, ressaltou.

Para receber o tratamento no Ambulatório de Asma da prefeitura, o paciente com asma precisa receber o encaminhamento do médico da unidade de saúde do bairro ou distrito em que mora. Depois, basta fazer o cadastro no Centro Municipal de Saúde.
Divulgação_PMCI_Asma.JPGDivulgação_PMCI_Asma.JPG
3124K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário