sexta-feira, 14 de junho de 2013

Caminhadas e atos públicos no combate à violência contra os idosos nesta sexta

Elizabeth Nader

Idosos se manifestam no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Atos públicos vão estimular as pessoas a denunciar os casos de violência contra os idosos
O Dia Internacional de Combate à Violência Contra os Idosos é lembrado neste sábado (15) e, para não deixar a data passar em branco e abraçar essa causa, os Centros de Convivência para Terceira Idade (CCTI) de Vitória estão organizando diversos atos públicos pela cidade na manhã desta sexta-feira (14).
O objetivo das ações é sensibilizar a sociedade a fim de que as pessoas fiquem atentas e denunciem os casos de violência contra a pessoa idosa. "A obrigação de cuidar da pessoa idosa é de todos nós, da família, da sociedade e do poder público. Mesmo assim, vemos frequentemente notícias na mídia mostrando idosos sendo vítimas de violência. Por isso, é dever de todo o cidadão denunciar os casos de violência que ele tem conhecimento", afirmou a gerente da Casa dos Conselhos, Gerusa Ster.
O CCTI do Centro promoverá uma caminhada e um ato público, com saída às 8h30 em direção à rua 7 de Setembro. Haverá momentos de reflexão e sensibilização sobre a violência contra o idoso, distribuição de materiais informativos e um abraço simbólico na praça Costa Pereira.
O CCTI de Jardim Camburi fará um ato público na rua Carlos Romero Marangoni (local da Feira Livre de Jardim Camburi), das 8 às 11 horas. Haverá distribuição de materiais informativos, aferição de pressão e apresentação da Banda 6.0, formada pelos idosos usuários do centro de convivência do bairro.
O CCTI de Maria Ortiz fará caminhada e ato público, com saída do local às 9 horas em direção à pracinha de Goiabeiras. Haverá distribuição de materiais informativos, aferição de pressão e apresentações culturais.

Direitos

Elizabeth Nader
Idosos se manifestam no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Dia Internacional de Combate à Violência Contra os Idosos visa reforçar os direitos da terceira idade Ampliar
No Brasil, foi criado o Estatuto do Idoso, baseado na lei 10.741/2003, que prevê os direitos da pessoa idosa e afirma que a ela é assegurada a "efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação , à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".
Para denunciar violações de direitos das pessoas idosas, qualquer cidadão pode ligar para o Disque 100 – Direitos Humanos, para a Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas (3227 9545) ou para o Conselho Municipal do Idoso (Comid) (3382 6179).

Preocupação internacional

Em 2006, a Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), elegeu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa. O objetivo principal foi criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, de maneira que a sociedade não veja a violência contra o idoso como algo normal e busque evitar e denunciar esse tipo de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário