quarta-feira, 5 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado em Cachoeiro


Publicada em 05 de junho de 2013
A campanha segue até o dia 21 deste mêsA campanha segue até o dia 21 deste mês

A Secretaria Municipal de Saúde realizará em Cachoeiro de Itapemirim a campanha de vacinação contra a poliomielite, para imunização de crianças a partir de seis meses de nascimento até menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A abertura oficial será no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Guandu, a partir das 8h deste sábado (08), Dia D de vacinação. A imunização segue até o dia 21 deste mês.
A meta no município é vacinar pelo menos 11.218 crianças, o que corresponde a 95% do público total na faixa etária indicada para a vacinação, que é de 11.808 crianças. A ação em Cachoeiro faz parte da 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo é contribuir para manter o Brasil livre da circulação do poliovírus selvagem (responsável pela paralisia infantil, doença infecto contagiosa) e, assim, permanecer na condição de país certificado internacionalmente devido à erradicação da pólio.
No Brasil, as ações da Vigilância Epidemiológica e do Programa Nacional de Imunização estão voltadas para a manter o país livre do poliovírus selvagem. “Essas ações são necessárias devido à existência do risco de reintrodução da infecção no Brasil em função da possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos – onde ainda existe a doença – e daqueles que restabeleceram a transmissão, localizados principalmente nos continentes africano e asiático”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Este é o 24º ano sem a doença no país, que assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso. “A vacinação é a estratégia para garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e semelhantes coberturas vacinais contra a polio, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação”, avalia a gerente municipal em Programas de Saúde, Horminda Gonçalves.
Casos de pólio no mundo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2011 e 2012, 16 países confirmaram casos da doença, na sua maioria decorrente de importações do poliovírus selvagem. Até março deste ano foram registrados 10 casos no mundo, sendo cinco no Paquistão, quatro na Nigéria e um no Afeganistão.
“Diante do quadro mundial e a fim de evitar a formação de 'bolsões' de pessoas suscetíveis à pólio, é preciso unir esforços para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para manutenção do Brasil livre da doença, especialmente porque o fluxo de viajantes vai aumentar muito devido aos grandes eventos que serão realizados no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas”, alerta o secretário municipal de Saúde.
Locais onde será disponibilizada a vacina e horários de funcionamento
No sábado (08), Dia D da campanha, a dose do imunizante estará disponível em 17 unidades de saúde da área urbana do município e na praça Jerônimo Monteiro, Centro, das 8h às 17h.
Na escola municipal “Maria das Dores Amaral”, bairro Elpídio Volpini (conhecido como Valão), e nas unidades de saúde do interior do município, o funcionamento no Dia D será das 9h às 16h.
As unidades que não possuem sala de vacina (Agostinho Simonato, Otton Marins, Vila Rica, Paraíso, Parque Laranjeiras, Recanto e Nossa Senhora da Penha) vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h durante o período de campanha, de 08 a 21 deste mês.
Leve seu filho para ser vacinado durante a campanha contra a poliomielite!
De 08 a 21 de junho em Cachoeiro
Público: crianças de seis meses a menor de 5 anos



-------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_VacinaçãoPólio.JPGDivulgação_PMCI_VacinaçãoPólio.JPG
1226K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário