terça-feira, 18 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a pólio termina na sexta (21), em Cachoeiro


Publicada em 18 de junho de 2013
Para manter o país livre da doença, que deixa sequelas irreversíveis, é necessário que as crianças sejam imunizadasPara manter o país livre da doença, que deixa sequelas irreversíveis, é necessário que as crianças sejam imunizadas

A campanha de vacinação contra a poliomielite, doença conhecida popularmente como paralisia infantil, termina nesta sexta-feira (21). Em Cachoeiro de Itapemirim, a vacina está disponível em 24 unidades de saúde da sede e do interior, das 7h às 16h. Além disso, outras sete unidades da área urbana que não possuem sala de vacinação (Agostinho Simonato, Otton Marins, Vila Rica, Paraíso, Parque Laranjeiras, Recanto e Nossa Senhora da Penha) também dispõem do imunizante, que é aplicado das 9h às 16h.
A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, para proteger da paralisia infantil crianças a partir de seis meses de nascimento até menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para Cachoeiro é imunizar pelo menos 11.218 crianças, o que corresponde a 95% do público total na faixa etária indicada para a vacinação. Na primeira semana campanha, foram imunizadas 8.150 crianças, o equivalente a 69% da meta.
A ação em Cachoeiro faz parte da 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo é contribuir para manter o Brasil livre da circulação dessa doença infecto contagiosa e, assim, permanecer na condição de país certificado internacionalmente devido à erradicação da pólio.
Este é o 24º ano sem a doença no país, que assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso. Segundo o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior, as ações de prevenção são necessárias devido à existência do risco de reintrodução da infecção no Brasil em função da possibilidade de importação de casos provenientes de países onde ainda existe a doença e daqueles que restabeleceram a transmissão, localizados principalmente nos continentes africano e asiático.
“O fluxo de viajantes vai aumentar muito no Brasil por conta dos grandes eventos que o país recebe, como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas. Por isso, é preciso unir esforços para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para manutenção do Brasil livre da doença”, alerta o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.

Leve seu filho para ser vacinado durante a campanha contra a paralisia infantil!
Até dia 21 de junho em Cachoeiro
Público: crianças de seis meses a menores de 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário