quinta-feira, 20 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada até o dia 5 de julho


André Luiz Silva Sobral
Vacinação contra a paralisia infantil
Pais devem levar as crianças para vacinar contra a poliomielite até o dia 5 de julho
Todas as crianças da capital que têm mais de 6 meses e menos de 5 anos de vida e ainda não foram vacinadas contra a poliomielite terão até o dia 5 de julho para receber a dose da vacina. A campanha nacional, iniciada no dia 8 de junho, seria encerrada nesta sexta-feira (21). No entanto, a meta, que é de 95% de cobertura, não foi atingida ainda e o prazo da vacinação foi prorrogado.
Em Vitória, 70% dos pequenos já haviam sido imunizados até a última terça-feira (18). Todas as unidades de saúde da capital estão vacinando o público-alvo de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Além da poliomielite, também está sendo administrada, via oral, a megadose de vitamina A, com o objetivo de prevenir a sua carência. Ela contribui para a redução de doenças infecciosas, diminui a mortalidade infantil e ajuda na saúde da visão e no pleno desenvolvimento cognitivo das crianças.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explicou a importância da imunização. "Há 24 anos estamos controlando essa doença e é imprescindível que toda criança com até 5 anos de idade tome a vacina, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Só assim continuaremos mantendo Vitória livre da paralisia infantil".
A secretária argumentou que a megadose de vitamina A está sendo aplicada por conta de uma parceria entre os programas nacionais que fazem parte da ação "Brasil Carinhoso" e que integra o Brasil sem Miséria. "O objetivo é ampliar a cobertura dos programas de saúde para as crianças, e o município de Vitória está incluído no plano nacional".
Marcos Salles
Vacinação  de poliomielite
Crianças de 6 meses a 5 anos podem ser vacinadas em qualquer unidade de saúde da capital

Vitamina A

Anteriormente, a suplementação de vitamina A ocorria em locais pontuais considerados deficientes dessa vitamina, porém, em pesquisas realizadas no Brasil, observou-se um percentual considerável de deficiência em todo Brasil.

Paralisia infantil

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação, que compreende quatro doses a partir de 2 meses de idade. Ela está disponível em todas as unidades de saúde da capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário