quarta-feira, 26 de junho de 2013

Com 230 atendimentos mensais, Sala do Empreendedor tem espaço ampliado- CACHOEIRO


Publicada em 26 de junho de 2013
O objetivo é dar mais conforto a quem utiliza o serviço público disponibilizado no localO objetivo é dar mais conforto a quem utiliza o serviço público disponibilizado no local
A Sala do Empreendedor, criada pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para facilitar a legalização de pequenos negócios, teve seu espaço físico ampliado. Agora, ela ocupa duas lojas do Mercado Municipal São João, no bairro Amarelo, o dobro da área que tinha anteriormente.
“Essa expansão se justifica pelo número de atendimentos, que aumentou consideravelmente desde a inauguração da Sala, em 2010, na época em funcionamento na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No ano passado, a estrutura foi transferida para o Mercado São João, onde conseguimos um local maior. Entretanto, como a procura não para de crescer, tivemos de duplicar o espaço”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
A demanda teve crescimento de 142% em relação ao ano passado, quando eram atendidas em média 95 pessoas a cada mês. Neste ano, são realizados cerca de 230 atendimentos mensais na Sala do Empreendedor.

As formalizações – inclusões no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – começaram a ser feitas no local a partir de junho de 2012. Até então, ficavam por conta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesse caso, também os números são bastante animadores. Desde que foi inaugurado o serviço de legalização de empresas na sala, há um ano, já foram feitos 760 registros de empreendedores individuais, ou seja, cerca de 25% do total existente no município, que é de 2.946, de acordo com a Receita Federal.
“Esse resultado extremamente positivo é fruto das condições geradas no município para novos negócios, com políticas e práticas de incentivo, especialmente a partir da criação da lei municipal 6376/2010, que norteia ações para um ambiente favorável às micro e pequenas empresas. A Sala do Empreendedor desburocratiza a formalização de empresas. Por isso, a procura sempre aumenta”, avalia Ricardo Coelho.
Agilidade na formalização de empresas
Na Sala do Empreendedor também são fornecidas informações a respeito de capacitação e linhas de crédito, trabalho realizado em parceria com o Sebrae e com o programa Nossocrédito. Outro aspecto avaliado é se o local escolhido para instalação de uma empresa tem a permissão da prefeitura, de acordo com critérios do Plano Diretor Municipal.
Quem opta por se formalizar como empreendedor individual, entre outras vantagens, passa a emitir nota fiscal – o que permite fornecer produtos e serviços para órgãos públicos – e tem mais facilidade no acesso a crédito bancário e a compras de atacadistas com preços mais atrativos. Além disso, adquire direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença maternidade.
Depois das análises, é realizado o registro no programa Empreendedor Individual (EI) e aprovada a inscrição no CNPJ. Em alguns casos, a formalização leva apenas dois dias. O atendimento é gratuito.
Os novos empreendedores também recebem os carnês para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). “Esse documento condensa os impostos que o empreendedor precisa pagar, como ISS e ICMS. Por isso, facilita bastante a vida de quem opta por essa modalidade de empresa”, avalia Ricardo Coelho.
Referência para abertura ou legalização de pequenos negócios
A Sala do Empreendedor é referência para quem quer legalizar ou abrir um pequeno negócio como salões de beleza, bares, lanchonetes e mercearias, entre outros serviços.
Onde ficaMercado São João, bairro Amarelo, área central de Cachoeiro
Atendimentos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h



-----------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_SalaEmpreendedor.jpgDivulgação_PMCI_SalaEmpreendedor.jpg
1272K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário