quinta-feira, 20 de junho de 2013

Conscientização sobre coleta seletiva chega aos condomínios da capital


Leane Barros
Homem mostrando pedaço de papel para uma mulher. Lixos espalhados no chão
Funcionário da Semse faz demonstração do descarte do lixo em condomínio de Santa Lúcia
Leane Barros
lixos no chão
Iniciativa teve o objetivo de orientar os moradores sobre a separação do lixo
"Quem entende de coleta seletiva?" Assim começou o bate-papo no condomínio West Plaza, em Santa Lúcia. Em um clima de alto astral, secretárias do lar, zeladores e moradores do prédio foram orientados sobre como fazer a separação do lixo para que ocorra a coleta seletiva.
A ação abordou os seguintes temas: separação de resíduos secos e úmidos, processo de coleta seletiva e descarte de material eletrônico, entulhos e móveis usados. Durante o bate-papo, alguns voluntários fizeram a separação de vários resíduos (lixo cenográfico), mostrando que entenderam o processo e vão participar da coleta seletiva na cidade.
"Essa iniciativa é muito boa. Mas, infelizmente, nos próprios apartamentos, as pessoas não separam o lixo. Os moradores precisam entender que o lixo úmido suja os outros. Eu já tenho o trabalho de fazer a separação. Nós precisamos é nos tornar apaixonados pela cidade em que vivemos, pois quem ama cuida", frisou a secretária do lar Sheila da Silva Rodrigues.
"Eu já fazia a separação na minha casa e agora vou fazer aqui no trabalho também", contou a secretária do lar Tereza Conceição de Jesus.
O médico veterinário Carlos Henrique Bucher, morador do condomínio, destacou a importância da iniciativa. "Iniciativas assim só melhoram a cidade. Todo mundo tem que ter consciência ecológica. É preciso acabar com o mito de que lixo não tem valor. No lixo, há oportunidade", disse.
A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) mostrou a importância da participação de cada um no processo. "Vocês fazem a diferença. Quando vocês separam o lixo, vocês beneficiam os catadores, o meio ambiente e o planeta", afirmou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson de Souza Dias.
"Esse bate-papo ajuda bastante. Nós já fazíamos a separação e agora vamos continuar fazendo", explicou o síndico do condomínio, Ronaldo Teixeira Gama.
"Estamos trabalhando os funcionários e moradores, pois todos precisam ser multiplicadores dessa ideia. Queremos que toda a cidade esteja envolvida na coleta seletiva", comentou o gerente de recebimento, benefício e destinação, Marcos Marinho Delmaestro.
O trabalho de sensibilização e conscientização sobre a coleta seletiva nos condomínios da capital continuará. A próxima ação já está marcada para o bairro Praia do Canto.
Leane Barros
Homem de costas com a camiseta da coleta seletiva falando para mulheres
Bate-papo mostrou a importância da coleta seletiva para o meio ambiente
Leane Barros
Mulher observando encenação do palestrante junto a dois participantes
Alguns voluntários fizeram a separação de vários resíduos durante a ação

Processo

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao tornar possível a reciclagem, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. Por sua vez, esse reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.
O recolhimento dos materiais recicláveis é realizado conforme programação definida pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse). O serviço é feito em caminhões munck ou baú, pois os resíduos não podem ser compactados. A partir daí, o lixo seco é transportado até a Unidade de Transbordo, em Resistência, onde é pesado, e de lá segue para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.
Em média, são coletadas 189 toneladas de recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Para participar da coleta seletiva da cidade, basta o cidadão separar o material em casa e entregar em um Posto de Entrega Voluntária (PEV) instalado em vias públicas em Vitória ou nos contentores apropriados já implantados em alguns condomínios. Encontre aqui o PEV mais perto de você para realizar o depósito de materiais recicláveis.
Os condomínios em Vitória podem solicitar a implantação da coleta seletiva nos prédios pelo Fala Vitória 156. Assim que é feita a solicitação, um técnico da Semse vai ao local para orientar e tirar dúvidas de como o processo é realizado.
Leane Barros
Panfleto com informações da coleta seletiva
Material educativo sobre coleta seletiva foi distribuído aos moradores e funcionários do prédio

Nenhum comentário:

Postar um comentário