sexta-feira, 28 de junho de 2013

Conselho Nacional de Controle Interno discute transparência pública em Vitória


Divulgação CGM
Pessoas reunidas
Participantes da Reunião Técnica estão debatendo transparência pública no Hotel Senac Ilha do Boi
Vitória está sediando a 7ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no Hotel Senac Ilha do Boi. O encontro, que termina nesta sexta-feira (28), reúne representantes de órgãos federais, nacionais e municipais de todo o país para um momento de palestras e debates sobre controle e transparência pública. A Controladoria Geral do Município (CGM) participa do evento, representada por seu secretário, Luís Fernando Mendonça Alves.
Entre as atividades do segundo dia do evento, destaque para a palestra "Inteligência aplicada ao Controle" e para a apresentação do balanço do programa Brasil Transparente e de trabalhos nas áreas de prevenção e combate à corrupção e sobre o sistema de integridade dos estados brasileiros. Consta, ainda, na pauta da reunião a elaboração da "Carta de Vitoria", que será encaminhada aos chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário com propostas para fortalecimento do Sistema de Controle Interno Nacional.
A presidente do Conaci e secretária de Estado de Controle e Transparência, Angela Silvares, enfatizou a importância do encontro. "Estamos vivenciando um importante momento histórico de participação social no Brasil. É importante que todos saibam que o controle interno brasileiro está em evidência e que estamos no caminho certo, apesar dos muitos desafios que temos que enfrentar", disse.
Para o secretário da Controladoria Geral de Vitória, Luís Fernando Mendonça, o controle interno na administração pública é essencial, visto que "sua atuação é proativa, ou seja, se dá antes do prejuízo acontecer, transmitindo ao cidadão a confiança de que o gasto público está sendo feito de acordo com as regras estabelecidas".
A cerimônia de abertura, realizada na manhã de quinta-feira (27), contou com a participação da presidente do Conaci e secretária de Estado de Controle e Transparência, Angela Silvares; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do secretário da Controladoria Geral de Vitória, Luís Fernando Mendonça Alves; do secretário federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira; e do presidente do Tribunal de Contas do ES, Sebastião Carlos Ranna.
Os membros do Conaci estarão novamente reunidos no Encontro Nacional, que acontecerá no mês de setembro, na cidade de Belém (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário