sábado, 15 de junho de 2013

Convento São Francisco é reinaugurado em julho

fonte - jornaldogurgel.com


Convento 1Convento 2O Convento São Francisco, que teve suas obras iniciadas há um ano, em 4 de outubro, exatamente quando se comemora o dia do padroeiro dos franciscanos, será reinaugurado na primeira semana de julho. A restauração da fachada principal do monumento histórico já está em sua fase final.
O Convento, que começou a ser construído no século XVI, é o mais antigo ao sul do país e o segundo mais antigo do Brasil, atrás apenas do de Olinda, em Pernambuco. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Arquitetônico Capixaba em 1983, o conjunto é hoje ocupado pelas atividades administrativas da Arquidiocese de Vitória e pela organização de assistência social Caritas Arquidiocesana.
DSCN9780
A intervenção incluiu a recuperação do reboco e da pintura das paredes da fachada principal do Convento – também conhecida como frontispício –, a manutenção do telhado da igreja e da capela, a melhoria da rampa para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e demolição de uma imensa parede de lajotas na parte frontal do edifício, para a recuperação das características originais do monumento, que foram alteradas em 1925.
A historiadora Diovani Favoreto, da empresa Empório Capixaba, responsável pela restauração do convento, contou com a ajuda de mais de 30 pessoas, entre eles jovens aprendizes do Instituto Goia, uma ONG que tem como principal objetivo aliar preservação e valorização do patrimônio cultural com promoção da cidadania. Durante o processo de restauração a equipe resgatou, atrás de paredes de lajota e pedras as antigas portas que davam acesso ao edifício, datadas da época em que foi construído.
Outro importante achado foi feito durante o processo de raspagem das paredes da fachada, quando uma porta e uma janela,  até então desconhecidas, foram descobertas logo abaixo de algumas camadas de tijolo, na base do edifício. A remoção da primeira camada revelou a localização do antigo porão do convento, aterrado com entulho proveniente da demolição da antiga igreja de São Francisco. Cacos de telha, rebocos, paredes e alicerces compõem o material encontrado, que será isolado por um muro de contenção, como forma de garantir a segurança dos visitantes. A localização original da porta e da janela, entretanto, será delimitada como forma de manter a aparência original do edifício.
Apesar do monumento histórico estar sendo restaurado, ele continua aberto à visitação. Desde outubro, quando começaram as obras, aproximadamente mil visitantes já assinaram o livro de presença. E quem passar por lá, às 12h ou 18h, também escutará o sino, que desde o século XVIII, tradicionalmente, badala nesses horários. Outra preocupação das obras foi com a acessibilidade do local, que agora está em condições de receber pessoas com dificuldade de locomoção.
No total, foram investidos no projeto de restauro R$ 435 mil, através do patrocínio da mineradora Vale, em parceria com a Arquidiocese de Vitória, a partir da Lei Federal Rouanet, de incentivo à cultura.
DSCN0003DSCN9558
Breve histórico do Convento
O Convento São Francisco foi construído no século XVI por padres franciscanos. Além da igreja, a edificação abrangia as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência. O convento, que já abrigou o Orfanato Cristo Rei, hoje abriga diversas entidades ligadas à Igreja Católica. O frontispício já recebeu outras reformas, em 1744 e 1784, e a fachada foi o único elemento que restou do conjunto arquitetônico original.

Itamar Gurgel

facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário