quinta-feira, 6 de junho de 2013

Crianças aprendem sobre a Carta da Terra em jogo de tabuleiro gigante


André Luiz Silva Sobral
Criança
Estudante Miriam da Silva contou que brincar no jogo Carta da Terra foi muito divertido
André Luiz Silva Sobral
Criança
Nara Souza disse que aprendeu como não poluir o planeta durante o jogo
Cerca de 300 crianças estão aprendendo de uma forma muito divertida a importância de preservar o meio ambiente com o jogo gigante Carta da Terra. A brincadeira está montada no Polo Americano de Educação de Tempo Integral, no Parque Moscoso, nestas quinta (6) e sexta-feiras (7), em mais uma ação da Semana de Meio Ambiente de Vitória
Esse é um jogo de tabuleiro que mede 144 metros quadrados e conta com dados imensos. Ele tem o objetivo de ensinar aos pequenos os princípios da Carta da Terra, construída há 12 anos, como explica a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Andressa Fernandes. "Mostramos às crianças e aos adolescentes os quatro princípios da Carta da Terra, que são: respeitar e cuidar da comunidade de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e democracia, não violência e paz. O importante é entender que, para um planeta mais justo e equilibrado, todos ganham ou todos perdem".
Para Miriam da Silva Marcolan, 12 anos, da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, em São Pedro, brincar foi muito divertido. "Gostei muito quando conseguimos chegar ao final todos juntos", disse.
Já para Nara Souza Batista, 12 anos, da 4ª série, da mesma escola em São Pedro, foi um aprendizado. "Eu aprendi que não podemos poluir nosso planeta. E aprendi muitas, muitas coisas".
O colega Lucas Claudio dos Santos, 13 anos, da 5ª série, gostou de conhecer a biodiversidade existente no planeta. "Gostei muito de brincar e de conhecer os tipos de florestas, casas e tudo. Foi muito legal".
O jogo Carta da Terra estará no Polo - para ser usufruído pelos alunos das escolas agendadas - das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Educadores ambientais da Semmam orientam as crianças durante todo a brincadeira.

Integração

Para o coordenador do Polo Americano de Educação de Tempo Integral, Fernando Santos de Aquino, foi uma ótima ideia levar o jogo para o local. "Muito importante este jogo, não só pela alegria da brincadeira, mas pela compreensão que eles terão do meio ambiente e por permitir uma integração de políticas públicas do meio ambiente e da educação".

André Luiz Silva Sobral
Criança
Lucas Claudio gostou de conhecer a biodiversidade existente no planeta
André Luiz Silva Sobral
Crianças reunidas para jogar
Crianças se divertiram no tabuleiro gigante e aprenderam a cuidar do meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário