quarta-feira, 12 de junho de 2013

CRIANÇAS DA EMEF "LUIZ DALLA BERNARDINA" APRESENTAM ATIVIDADES SOBRE TRABALHO INFANTIL EM COLATINA



12/06/2013 - Reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002. Buscando informar as crianças sobre as formas de trabalho infantil, a Secretaria de Educação e o Ministério Público do Trabalho (MPT), vêm desenvolvendo desde do início do ano o projeto MPT na Escola.

O trabalho está sendo realizado na EMEF "Luiz Dalla Bernardina", no bairro Bela Vista. Os professores abordaram o tema do trabalho infantil em sala de aula, por meio da cartilha “Brincar, estudar, viver… Trabalho, só quando crescer” e do guia para ação municipal “Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil”, disponibilizados pelo MPT em Colatina.

Após a discussão do tema em sala de aula, os professores e alunos realizaram trabalhos como histórias, pesquisas, poemas e músicas que falam sobre o trabalho infantil. Para mostrar o resultado desse trabalho, aconteceu nesta quarta-feira (12), as 8 horas, na escola, a apresentação das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos.

Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Torezani, e o procurador do Trabalho Marcos Mauro Buzato. O procurador visitou as salas de aula e conversou com os alunos sobre a atuação do MPT no combate ao trabalho infantil.

A expectativa é de que o projeto MPT nas Escolas seja estendido a outras escolas da rede municipal de ensino, sempre buscando discutir temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente à erradicação do trabalho infantil e à proteção do trabalhador adolescente.

Ações de combate em Colatina

Em Colatina as ações de erradicação do trabalho infantil são realizados através de programas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi), e de ações informativas nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário