sexta-feira, 14 de junho de 2013

Curso capacita cidadãos de São Pedro para atuar no combate ao tráfico de pessoas


André Luiz Silva Sobral
Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas
Curso orienta os cidadãos a atuar no combate ao tráfico de pessoas em São Pedro
Servidores e moradores participaram nesta sexta-feira (14) do curso de formação de Promotores Legais Populares (PLP) na região de São Pedro. Promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a oficina, que ocorreu no auditório da Unidade de Saúde de Nova Palestina, "Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas" teve como objetivo a capacitação de promotores para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas e servir de apoio para outras ações em defesa dos direitos da mulher.
A pedagoga Gislane Santos Gonçalves de Azevedo, 34, aprovou a iniciativa. "Essa formação é muito importante para nós que trabalhamos e moramos na comunidade. As informações passadas no curso nos ajudam a identificar e enfrentar esses problemas. Assim, poderemos ajudar as pessoas que sofreram algum tipo de violência e, até mesmo, evitar que novos casos venham a ocorrer", disse.
A costureira Maria Afonso de Oliveira Meirelles, 61, destacou que vai multiplicar o conhecimento adquirido no curso. "Ainda há muitas pessoas desinformadas sobre a questão de trabalhar em outro país. Elas acham que é uma oportunidade única batendo em sua porta, mas, quando chegam lá, veem que a realidade é bem diferente. É preciso pesquisar muito antes de aceitar essas propostas de trabalho em outros países".
André Luiz Silva Sobral
Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas
Objetivo da formação é capacitar mulheres para que elas possam reconhecer as situações de violência
Segundo o gerente de Mobilização Social e Institucional da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Glauber Teixeira, o curso de formação de PLP pode ser um importante instrumento no enfrentamento ao tráfico de pessoas. "Trata-se de um projeto que já existe no país há mais de 18 anos. O objetivo é a capacitação de mulheres para que elas possam reconhecer as situações de violência, os seus direitos e os mecanismos jurídicos de proteção", disse.
Além disso, Teixeira destaca que, a partir da experiência e dos trabalhos realizados nas comunidades pelas mulheres, os Promotores Legais Populares podem contribuir para trazer a perspectiva das vítimas para dentro das políticas públicas. "A atuação comunitária é fundamental para o fortalecimento dos laços de solidariedade entre as mulheres. Além disso, as temáticas trazem elementos enriquecedores para uma prática institucional".
O curso faz parte das ações que integram o Programa Conjunto "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras", promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Prefeitura de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário