quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curso de Gestão da Clínica no SUS forma 144 profissionais na Grande Vitória


Um grupo de 144 profissionais que atuam em instituições de saúde do Estado e de municípios da Grande Vitória concluiu, nesta quarta-feira (12), as atividades de três cursos de especialização ofertados por meio de uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde (MS).  Da solenidade, participaram o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, e gestores municipais da pasta em Viana, Vitória e Serra. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os 12 projetos aplicativos desenvolvidos como resultado do trabalho, que poderão ser implantados na prática do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O projeto de Gestão da Clínica do SUS tem abrangência nacional e, desde que foi iniciado, em agosto do ano passado, abriu importante expectativa de contribuição para a melhoria da assistência à população. Dos participantes no Espírito Santo, 42 atuam na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário Tadeu Marino parabenizou o esforço dos alunos e agradeceu a parceria que oportunizou a realização dos cursos. Para ele, tão importante quanto garantir a  política de financiamento para a melhoria da assistência à saúde é investir na qualificação dos recursos humanos. “Qualificar a gestão é essencial para melhorar o atendimento à população”, afirmou. 

O Espírito Santo é uma das dez regiões no País que participaram desta primeira edição do projeto. No Brasil, 1.440 profissionais estão se formando. 

Os cursos

No Estado, foram ofertados três cursos: Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Regulação em Saúde no SUS e Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. Cada um deles contou com 48 participantes distribuídos em quatro turmas orientadas a desenvolver trabalhos aplicativos que possam contribuir para a solução de problemas concretos observados no dia a dia das unidades de saúde e de hospitais, visando qualificar ainda mais o atendimento à população.  

Com carga horária de 360 horas, os cursos foram desenvolvidos durante um ano, com aulas semipresenciais por meio devídeoconferências semanais.  Cada turma era acompanhada por um facilitador no Estado, que também cumpria um curso preparatório específico, coordenado no Estado pela gestora da região Marília Louvison, que também participou do evento.

Na cerimônia de conclusão, os 12 trabalhos foram apresentados em forma de banner e ficaram expostos no salão da Escola Técnica e de Formação Profissional da Saúde (ETSUS), situada na Ilha de Santa Maria, em Vitória, onde ocorreu o evento. Todos os participantes puderam conferir de perto os trabalhos uns dos outros. A partir de agora, eles serão levados para os seus espaços de gestão.

Os cursos contaram com o apoio da Sesa e municípios no Estado, além do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e instituições de ensino. 

Novas formações

O secretário Tadeu Marino disse que estava orgulhoso de anunciar que a Sesa investiu cerca de R$ 14 milhões em qualificação profissional nos últimos dois anos e confirmou que no próximo dia 05 de julho será iniciada capacitação com 880 vagas para médicos que atuam na área de urgência e emergência, custeada com recursos próprios do Estado, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Serão investidos R$ 865 nesta capacitação que será dada em três módulos e deve ser concluída em meados de 2014.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário