sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia dos Namorados impulsiona os pequenos negócios

A data comemorativa traz oportunidades de negócios, principalmente para aqueles empreendedores que investem em artigos personalizados para a ocasião

O amor está no ar e os pequenos negócios devem estar atentos e aproveitar a oportunidade. No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados e, junto, o aquecimento das vendas e dos serviços. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito (Sebrae ES) orienta os empreendedores com dicas para aproveitar esta demanda sazonal.

Segundo o analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae ES, Vinicius Bastos, é essencial que o empreendedor saiba aproveitar oportunidades em períodos como o do Dia dos Namorados. “Para sobreviver e crescer em meio às oscilações do mercado, é necessário que o empreendedor promova estratégias que acompanhem a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível dessa característica do mercado”, orienta.

Uma estimativa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada no mês de maio, afirma que as vendas na semana que antecede à data deve aumentar 5% ,em relação ao mesmo período em 2012.
De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100. Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias.

Denise Merlo da Silva já se preparada para a data. A microempreendedora individual, que buscou apoio do Sebrae ES, trabalha com o comércio varejista de bijuterias. “Este ano já comecei a produzir com antecedência para a data. Já tenho encomenda, proveniente de parcerias com salões de beleza e feiras. Quero aproveitar a época onde a procura aumenta e as vendas também”, afirma.

Confira outras dicas
“Outra dica importante é planejamento e organização do fluxo de caixa para suportar os períodos de baixa e tirar o máximo proveito dos períodos de alta demanda. Um fluxo de caixa organizado vai garantir sua empresa respirando por todo o ano”, indica Vinicius.
O analista ainda dá mais uma dica. “Por fim, tenha sempre criatividade e jogo de cintura para lidar com estes períodos. Acompanhe de perto os seus clientes e tente manter e incrementar os hábitos de consumo deles com bom relacionamento e oferta adequada”, conclui.

Assinatura-karla-Fonseca

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