sexta-feira, 7 de junho de 2013

Diabéticos fazem avaliação dos pés em Unidade de Saúde de Vila Velha


Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Atendimento Propé - Imagem: Eduardo Ribeiro
A Unidade de Saúde de Terra Vermelha vai realizar o evento “Eu me amo dos pés a cabeça”. Na ocasião, os diabéticos que fazem tratamento na Unidade poderão realizar avaliação dos seus pés, realizar procedimentos podológicos para evitar as neuropatias (perda da sensibilidade nos pés), além de participar de sorteios para tratamentos de beleza.

“Esse evento foi uma maneira que encontramos para aumentar a autoestima dos nossos pacientes diabéticos e também de incentivá-los a fazer a avaliação dos seus pés. Principalmente os insulinodependentes, que devem fazer a avaliação pelo menos uma vez ao ano”, disse a coordenadora da Unidade de Saúde de Terra Vermelha, Elida Nunes.

O evento acontecerá de segunda (10) a quarta-feira (12). Nos dias 10 e 11, das 8h às 15h, serão realizadas a avaliação podal, massagem e lixamento nos pés, oferecidos pelos professores e alunos da escola Vida Ativa. No dia 12, às 13h, terá início o trabalho do Espaço de Beleza Ieda Magalhães, que vai sortear cortes e escovas nos cabelos, maquiagem, massagem capilar e design de sobrancelhas.

“Participarão do sorteio os pacientes que realizarem a avaliação podal. Gostaríamos de atender um número maior de pessoas, mas no momento vamos priorizar os pacientes insulinodependentes, que são os que exigem maiores cuidados”, disse.

Enfermeiros e Agentes de Saúde de Terra Vermelha estarão encaminhando esses pacientes e orientando sobre a melhor forma de manter os cuidados com os pés em casa.

Porque os diabéticos têm mais problemas nos pés?
A glicemia (taxa de glicose no sangue) elevada por longos períodos e também suas elevações bruscas, levam, com o passar do tempo, a alterações na inervação e na circulação das pernas e pés, fazendo com que os diabéticos não sintam dor ou incomodo nos pés. Dessa forma, quando um diabético se machuca, se ele não procurar logo um atendimento adequado, a infecção se agrava e vira uma úlcera que nunca cicatriza e que pode se tornar irremediável, sendo necessária a amputação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário