quinta-feira, 27 de junho de 2013

Divino de São Lourenço celebra V Festa do Café com Leite


27/06/2013 - 10h57min

Divulgação

A cafeicultura e a pecuária de leite são as duas principais atividades sócio-econômicas de Divino de São Lourenço. E nas comemorações que valorizam os produtores rurais do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa da V Festa do Café com Leite pelo Dia do Produtor Rural.

O evento será realizado nesta sexta-feira (28) no Cras de Divino de São Lourenço e tratará diversas questões a respeito das duas atividades. O zootecnista e pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, ministra a palestra “Bovinocultura: alternativa de alimentação do gado leiteiro no inverno”. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, aborda “A cultura do café e suas importâncias sócio-econômicas para a Região do Caparaó”. A importância da nota fiscal do produtor rural é outro tema que será discutido no evento.

Simultaneamente à festa será realizada a Feira dos Beneficiários do Programa Bolsa Família. A V Festa do Café com Leite pelo Sia do Produtor Rural é realizada pelo Incaper, órgão vinculado à secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, pelo Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço.

Café com leite em Divino de São Lourenço

Ao todo, 77,8% da população de Divino de São Lourenço é formada por produtores rurais. A cafeicultura ocupa uma área de 2.800 hectares no município, e envolve 1.200 produtores distribuídos em 800 propriedades. A atividade emprega 300 trabalhadores diaristas, e a expectativa é de que sejam colhidas 51.000 sacas beneficiadas de café na safra deste ano.

O rebanho bovino no município é de 6.269 cabeças de gado e a produção diária de leite é de 7.535 litros. Há seis propriedades de pastejo intensivo e rotacionado de pastagens e oito que utilizam ordenhadeiras mecânicas. O município ainda conta com 19 comunidades que usam resfriadores e oito propriedades que contam com resfriadores individuais. No que se refere a botijões de nitrogênio, oito propriedades fazem seu uso e uma comunidade.

Serviço:
V Festa do Café com Leite pelo Dia do Produtor Rural
Data: 28 de junho de 2013
Local: Cras de Divino de São Lourenço

Programação:
8h – Chegada / Inscrição dos participantes / Lanche
8h30 – Abertura da Feira dos Beneficiários do Bolsa Família
9h – Solenidade de boas vindas
9h30 – Palestra – Bovinocultura: Alternativa de alimentação de gado leiteiro no inverno – Bevaldo Martins Pacheco, zootecnista e pesquisador do Incaper
10h30 – Palestra – A cultura do café e suas importâncias sócio-econômicas para a Região do Caparaó – Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper
11h30 – almoço ao som da sanfona e visita aos estandes da Feira dos Beneficiários do Bolsa Família
13h30 – Palestra – Educação Tributária: a importância da nota fiscal do produtor – Marcelo da Silva Ramos, auditor fiscal da Receita Estadual, instrutor fazendário e chefe da agência da Receita Estadual de Cachoeiro de Itapemirim.
14h30 – Lançamento de selos dos Correios alusivos ao município de Divino de São Lourenço
15h – Lanches
15h30 – Mesa de autoridades
16h – Sorteios
17h – Show/Encerramento

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário