sexta-feira, 7 de junho de 2013

EDP e Instituto Terra ampliam proteção de nascentes no Rio Guandu

Projeto Doces Nascentes Capixabas irá recuperar 15 nascentes
na bacia do Rio Guandu, Espírito Santo

Vitória, 07 de maio de 2013 – Pelo terceiro ano consecutivo, a EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, desenvolve, com o apoio do Instituto EDP, o projeto Doces Nascentes Capixabas, que visa proteger e recuperar nascentes no município de Baixo Guandu, no Espírito Santo.
Realizado em parceria com o Instituto Terra, o projeto fará, até dezembro de 2013, o cercamento e o plantio para a recuperação de 15 nascentes estabelecidas em pequenas propriedades rurais banhadas pela bacia do Rio Guandu e seu monitoramento por mais três anos.
Essas propriedades passarão por um diagnóstico ambiental, que permitirá conhecer as condições de uso atual do solo, bem como traçar um prognóstico do uso futuro dentro de padrões mais sustentáveis de produção.
As atividades deste projeto tem ênfase no trabalho com o produtor rural familiar, responsável por uma política agrária democrática no campo. Em geral, os proprietários rurais das microbacias do rio Guandu vêm adotando práticas inadequadas de manejo do solo, tendo como consequência a diminuição da água das nascentes.
Com esta ação, os produtores serão capacitados sobre a importância do rio e da água, da pecuária e plantio adequados, dos cuidados para não deteriorar as nascentes, dicas para utilizar a água de forma consciente e do impacto negativo que algumas atitudes podem trazer para o rio.  Desta forma os produtores e suas famílias passam a  entender o ecossistema em que estão inseridos e a engajarem-se  mais ao projeto.
O Instituto Terra acompanha todo o processo de revitalização das  nascentes pelo período de três anos, com frequentes análises da qualidade de suas águas. No total, o projeto Doces Nascentes Capixabas já atingiu a marca de 597 nascentes recuperadas ou em processo de recuperação nas propriedades rurais do médio Rio Doce, na região de Baixo Guandu.

Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário