quarta-feira, 26 de junho de 2013

EDP Escelsa alerta para cuidados ao construir ou reformar


Construção e manutenção predial lideram o ranking de acidentes com energia elétrica no País
Vitória, 26 de junho de 2013 – A EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, alerta para os cuidados que o cliente deve ter ao construir ou reformar perto da rede elétrica. Os acidentes podem causar desde queimaduras por aproximação ou contato direto com a rede até a morte.
Segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em todo o Brasil, dos 14 tipos de ocorrências catalogadas nas distribuidoras de energia elétrica, a construção e manutenção predial lideraram o ranking de acidentes, seguida da ligação elétrica clandestina.
Desta forma, a EDP Escelsa alerta que para evitar este tipo de ocorrência é preciso muita atenção, sendo que manter  distância mínima entre a obra e a rede elétrica é a principal medida a ser seguida.
“Se ao preparar para construir ou reformar verificar proximidade com a fiação é preciso, antes de inciar os serviços,  acionar a EDP Escelsa e solicitar o afastamento da rede pelo período da reforma. Nos casos em que as construções foram executadas em desacordo com as distâncias de segurança e que ficaram próximas à rede, também deverá ser solicitado o afastamento”, destaca o diretor Técnico e de Ambiente da EDP Escelsa, Fernando Saliba.
A Distribuidora orienta ainda que cuidados redobrados também devem ser tomados ao manusear vergalhões, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, para que nada toque ou mesmo se aproxime dos fios da rede elétrica.
Além disso, é fundamental lembrar que ao construir ou reformar telhados, pintura de fachadas, trabalhos em andaimes, instalações de painéis e luminosos, o operário mantenha uma distância segura da rede.
Entre as ações contínuas de conscientização, a EDP Escelsa realiza campanhas educativas e inspeções em obras.
"O trabalho de educação e conscientização é a melhor maneira de evitar acidentes. A EDP Escelsa procura sempre orientar a população sobre segurança com a rede elétrica", afirma Saliba.
Em caso de dúvida, o consumidor pode entrar com contato com a EDP Escelsa pelo Call Center, no 0800 721 0707, ou pelo site www.edpescelsa.com.br.

Algumas dicas úteis na hora de construir ou reformar locais próximos às redes elétricas:
-        Antes de realizar qualquer trabalho, construção ou reforma próximo das redes elétricas, comunique a EDP Escelsa.
-        O terreno delimitado sob as linhas de transmissão é uma faixa de segurança, onde nenhum tipo de construção é permitido.
-        Entulhos e lixos não devem ser queimados sob as linhas de transmissão, pois podem provocar acidentes e interrupções de energia em diversos locais.

Com telhados, fachadas e painéis a situação não é diferente.
-         Ao manusear as telhas galvanizadas, calhas e rufos certifique-se de que não irão tocar os fios e cabos energizados.
-        Andaimes devem ser construídos longe da rede elétrica, bem como, as pinturas de fachadas e as instalações de painéis e luminosos, que devem ser mantidos a uma distância segura da rede energizada.

As antenas também merecem atenção especial.
-        Normalmente seus suportes são metálicos e, consequentemente, são condutores de eletricidade.
-        Verifique se o local em que a antena será instalada está longe da fiação, a fim de evitar que o equipamento toque os fios elétricos e provoque um curto-circuito.


Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário