quarta-feira, 19 de junho de 2013

EDP Escelsa orienta os consumidores na hora da compra de aparelhos do Programa Minha Casa Melhor

Consumo de energia elétrica deve ser colocado na ponta do lápis ao adquirir um novo equipamento

Vitória, 19 de junho 2013 – Com o anúncio do Governo Federal do Programa Minha Casa Melhor, que permitirá financiamentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, é importante que o consumidor tenha em mente que na hora de realizar a compra de seus equipamentos, o consumo de energia elétrica também deve ser um fator decisivo para a aquisição do melhor produto.
Pensando nisso, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, reforça algumas dicas sobre o consumo consciente de energia. O primeiro passo para realizar uma boa compra é analisar o aparelho de acordo com a necessidade de uso e a quantidade de pessoas que o utilizarão. Ainda, é importante priorizar os equipamentos que possuam o Selo Procel, que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética proporcionando, assim, economia na conta de energia elétrica.  
O Selo Procel é um prêmio dado aos equipamentos da faixa “A” da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), instituída pelo Inmetro, ou seja, todos os equipamentos que possuem o Selo Procel são mais eficientes e contribuem para a preservação do meio ambiente e reduz a conta dos clientes sem reduzir conforto.
A ENCE é a etiqueta que fica afixada nos equipamentos e permitem ao consumidor informações sobre os requisitos mínimos de desempenho, estabelecidos em normas e regulamentos técnicos do Inmetro. Os equipamentos são classificados em faixas coloridas, em geral de “A” (mais eficiente) a "E" (menos eficiente), e fornece outras informações relevantes, como, por exemplo, a eficiência de centrifugação e de uso da água em lavadoras de roupa.
Vale lembrar que o consumidor pode acessar dicas e informações sobre utilização eficiente dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos pelo site www.edpescelsa.com.br.

Confira as dicas na hora de comprar e para economizar energia nos itens incluídos dentro do Programa Minha Casa Melhor

Geladeira
·        Verifique o consumo de energia de cada equipamento antes de comprá-lo. Priorize eletrodomésticos que ganharam o Selo Procel;
·        Observe a capacidade da geladeira. As famílias grandes sem dúvida precisam de geladeiras grandes, para comportar a quantidade de comida. Com isso, o espaço para comportar a geladeira também precisa ser maior, e o seu consumo também será consequentemente maior. Os casais sem filhos ou com poucos filhos ficam muito bem com geladeiras pequenas, de uma porta só. A capacidade é indicada sempre em litros, e varia de acordo com a marca;
·        Instale o aparelho em locais bem ventilados, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes;
·        Não abra a porta da geladeira sem necessidade ou por tempo prolongado e não coloque nada para secar atrás da geladeira;

Televisor digital·        Desligue os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando;
·        Não esqueça de desligar o equipamento ao sair de um cômodo;
·        Dê prioridade aos equipamentos com Selo Procel;
·        Evite dormir com a televisão ligada, programe o equipamento para desligar automaticamente por meio do timer;

Máquina de lavar roupas·        Compre equipamentos que são etiquetados com o Selo Procel;
·        O volume do equipamento tem que ser compatível com o tamanho da família;
·        Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até dez quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. Lavar poucas peças é desperdiçar energia.

Computador·        Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização;
·        Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador; 
·        Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

Saiba mais
O Selo PROCEL, foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás.

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário