sexta-feira, 14 de junho de 2013

Empresas capixabas participam de oficina de inovação da Anpei


Inovar para aumentar a competitividade. Esse foi o ponto principal do último encontro das oficinas de inovação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES). O evento, que aconteceu no dia 07 de junho, sistematizou o que uma empresa necessita para inovar, em 12 passos.
A oficina contou com a inscrição de sete empresas capixabas, que puderam enviar até dois participantes, sendo esses os facilitadores da implantação da metodologia em suas organizações. “Com uma linguagem simples e uma metodologia prática, a empresa participante aprende a inovar e consequentemente consegue aumentar sua competitivade”, afirma a analista do Sebrae ES, Carine Zorzaneli 
Na oficina, as empresas acompanharam o caminho dos 12 passos para inovar e conheceram as fontes de fomento e de soluções para inovação, bem como os meios de inovação. Com a metodologia, os empresários puderam colocar em prática, na própria empresa, passos como: definição do problema ou desafio, captação de ideias dentro e fora da empresa, a busca de conhecimentos e informações, análise das ideias coletadas, elaboração de plano de ações/projetos, comunicação de metas e objetivos aos funcionários, a execução da solução e o acompanhamento.
Buscar meios de desenvolver mais a marca da empresa frente ao mercado, conhecer novas ideias e alavancar em novos mercados dentro do estado. Estes foram os principais motivos que levaram a empresa Teghovix-Telhas de Concreto a participar das oficinas, como afirma o supervisor administrativo, Fernando Christ de Almeida, representante da organização no evento. “Estamos em processo de mudanças, baseadas em propostas que foram conversadas na oficina. Nosso principal ponto, a divulgação da marca, já está bem encaminhado e creio que, em breve, teremos retorno através de um bom resultado”, revela Fernando.
Uma oportunidade de conhecimento em inovação como esta, desperta interesse em muitos empreendedores. As oficinas já terminaram, mas ainda este ano o Sebrae ES oferece uma série de palestras de sensibilização. Em breve as datas serão divulgadas. Mais informações sobre o projeto através do 0800 570 0800.
 Sobre a Anpei
Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia, a Anpei atua junto com instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.
Suas ações estão voltadas, entre outros, para fortalecer a inserção da inovação tecnológica na agenda política do País, visando à elaboração e implementação de políticas de governo voltadas para o incentivo à inovação. Além disso, tem o objetivo de promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a melhoria da competitividade junto às empresas.


Assinatura-karla-Fonseca2

Nenhum comentário:

Postar um comentário