sexta-feira, 14 de junho de 2013

Empresas terão que usar Nota Fiscal Eletrônica a partir do próximo mês em Cachoeiro


Publicada em 13 de junho de 2013
Sistema garante praticidade, economia e ainda contribui com a proteção do meio ambienteSistema garante praticidade, economia e ainda contribui com a proteção do meio ambiente Desde a implantação do sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) em Cachoeiro de Itapemirim, em março deste ano, 400 empresas já aderiram à nova ferramenta e 14,5 mil notas foram emitidas. O programa gratuito que permite emitir notas fiscais via internet foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) com o objetivo de facilitar a vida dos prestadores e tomadores de serviço.

O prazo para adesão varia de acordo com o ramo de atuação da empresa. A partir do dia 1º de julho, uma série de empresas prestadoras de serviço instaladas no município terá de utilizar o sistema. Algumas delas são as de: extração de rochas, vestuário, confecções, couro, calçados, software, manipulação de medicamentos, pré-moldados, aparelhamento de pedras ornamentais, construção, empreendimentos imobiliários, estabelecimentos bancários, planos de saúde, advocacia, cartórios, arquitetura, engenharia e contabilidade.

Os outros prazos são 1º de outubro deste ano e 1º de janeiro de 2014. As regras da NFS-e bem como a lista de atividades que devem usar o serviço e o cronograma de adesão constam no decreto nº 23.630/2013, publicado no Diário Oficial do Município no dia 27 de fevereiro.

“É importante os contadores estarem atentos para a declaração mensal de serviços tomados que é obrigatória por meio da NFS-e a partir desses prazos, ou seja, as empresas deverão deixar de enviar a declaração pelo sistema usado anteriormente, o ISSC@I. O prazo continua o mesmo: até o dia 20 do mês subsequente à contratação de serviços”, explica o secretário municipal de Fazenda, Lúcio Berilli.

Informações no site da prefeitura de Cachoeiro
Para ter acesso a diversas informações a respeito da nova maneira de emitir nota fiscal e também saber até quando a empresa deve estar com o sistema instalado e em funcionamento, basta entrar no portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e acessar “Nota Cachoeiro”. Quando abrir a nova página, vá em “Serviços”, do lado direito da tela, acesse “Legislação e instrução normativa” e depois “Cronograma de Adesão”, onde está a lista de atividades com as respectivas datas para aderir.

No portal criado especialmente para o serviço também estão disponíveis os manuais do sistema, bem como a legislação e todas as informações quanto à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, a exemplo da estatística em tempo real da quantidade de empresas que utilizam o sistema e número de notas emitidas.

Como aderir ao serviço de emissão de NFS-e
A utilização do serviço depende de um cadastro online. Feito isso, o requerente precisa levar o Termo de Adesão até a Secretaria Municipal de Fazenda para liberação do acesso. Na secretaria, que fica na rua 25 de Março, Centro, em frente ao Shopping Cachoeiro, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para fornecer todas as informações sobre o funcionamento do sistema NFS-e.

Cerca de 900 pessoas, incluindo contadores, funcionários de escritórios de contabilidade e prestadores de serviços já receberam treinamentos gratuitos oferecidos pela prefeitura a respeito da nova ferramenta.

Cada estabelecimento pode emitir o documento fiscal com a ajuda do computador ou por meio de dispositivos móveis como notebook, tablets e smartphones. Para isso, basta acessar a internet, entrar no site oficial da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e tirar a nota.

Emitir nota fiscal eletronicamente também significa economia para os empresários, visto que as tradicionais notas fiscais de papel representam 5% do custo dos serviços prestados pelas empresas. Com a implantação do sistema, é possível reduzir o custo. Outra vantagem da nota fiscal eletrônica é a facilidade no armazenamento e no arquivamento de comprovantes.

“A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica representa um avanço importante para os contribuintes, profissionais de contabilidade e toda a população de Cachoeiro. São vários os benefícios com o uso dessa ferramenta, que é rápida, simples e prática. Por ficar disponível na internet, a nota fiscal poderá ser consultada a qualquer tempo. Além disso, essa nova maneira de trabalhar contribui com o meio ambiente, pois diminui consideravelmente o uso de papel. Ou seja, ajuda as empresas a poupar tempo, dinheiro e ainda contribui com o meio ambiente”, avalia Lúcio Berilli.

Tecnologia favorece empresas
O contador José Geraldo Romanel, que atende várias empresas, foi um dos primeiros a se cadastrar para emitir notas fiscais por via eletrônica e está muito satisfeito com o resultado.

“Só tenho elogios a fazer. A implantação desse sistema foi um grande avanço tecnológico no município a favor da praticidade e da agilidade na prestação de serviços. O sistema é rápido, funciona muito bem. E não falo apenas por mim. Falo também pelos empresários para os quais presto serviço, que também gostaram muito da novidade. Todos querem aderir ao sistema”, destaca.

Essa opinião é compartilhada pelo analista de sistemas Daladyer Morandi, que possui cerca de 200 clientes. Para ele, a ferramenta representa economia de tempo e dinheiro, além de ser uma iniciativa ecologicamente correta.

"O serviço disponibilizado para emissão de nota fiscal eletrônica é excelente, assim como foi o atendimento que recebi da prefeitura para que eu pudesse utilizar o sistema. Minha empresa nem se enquadra na categoria das que são obrigadas a emitir o documento dessa forma, mas fiz questão de aderir, porque é muito prático. Antes, gastava dois dias de cada mês para emitir as notas, que eu mesmo fazia. Ou então, teria de contratar uma pessoa só para isso. Sem contar os gastos com talões, envelopes, etiquetas e correios. Por ano, a emissão eletrônica representa para minha empresa uma economia de mais de R$ 9 mil", afirma.


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Os anexos podem não estar disponíveis. Saiba mais
Divulgação_PMCI_NotaFiscalEletrônica.jpgDivulgação_PMCI_NotaFiscalEletrônica.jpg
1313K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário