quarta-feira, 19 de junho de 2013

Escola de Vila Velha realiza oficina de confecção de casacas


Texto: Kaio Leonardo / Foto: Camila Vargas

Oficina de casaca na UMEF Ofélia Escobar - Imagem: Camila Vargas
Congo e casaca: esses são os instrumentos de estudos de alguns alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ofélia Escobar, em Aribiri. A instituição está oferecendo aos alunos uma oficina de confecção da casaca com o mestre Vitalino.
O projeto é uma parceria da unidade de ensino com Vitalino, que doou todo o material para a oficina, que será ministrada nesta quarta-feira (19), às 8h. Segundo Vitalino, o congo hoje é a maior representação da cultura capixaba com origem indígena. “O congo era confundido com o candomblé e religiões afro, mas hoje ele tem seu reconhecimento no nosso cenário cultural”, declarou Vitalino, que já presenteou grandes personalidades, como o ex-presidente Lula, Ivete Sangalo e Yoko Ono, com o seu trabalho.
Ao todo são 40 alunos que no contra turno vão a escola para participar dessa atividade. A aluna da instituição Leandra Alves Carneiro, 12 anos, lembra como é importante disseminar a cultura capixaba. “Eu não conhecia a casaca e o congo. Eu conheci aqui na escola, com as minhas aulas de música no Mais Educação eu pude conhecer e ver como tudo isso é muito rico”, declarou.
De acordo com Carneiro, o trabalho desenvolvido entre o mestre Vitalino e a escola é uma oportunidade única de aprendizado. “Eu não sei mesmo como fazer uma casaca, estou aqui para aprender. Acho muito legal poder fazer isso e quem sabe passar isso para os meus filhos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário