quarta-feira, 26 de junho de 2013

Estação do Lameirão ganha 300 mudas plantadas por alunos do Senai - VITORIA


Divulgação Semmam
Estação Lameirão
Alunos do Senai recebem instruções antes de realizar o plantio na Estação Lameirão
Divulgação Semmam
Estação Lameirão
Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a área de manguezal do Lameirão
Cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos e, para fortalecer essa ideia, a bióloga e coordenadora da Estação Ecológica Municipal do Lameirão, Andréa Campos Rocha, levou cerca de 30 alunos do Senai para fazer o plantio de 300 mudas da espécie Laguncalaria racemoso (mangue branco) no local.
A ação foi resultado das palestras realizadas pela coordenadora junto aos alunos da disciplina "Áreas degradadas" do curso do Senai, que abordou o tema "Ecossistema Manguezal" (conceitos, localização, adaptações, fauna e flora) e apresentou o projeto de recuperação de manguezal.
"Os alunos não fizeram só o plantio. Fizemos uma limpeza da área com a retirada de lixo, depois retiramos parte das gramíneas que estavam atrapalhando a recuperação natural das mudas do mangue. Ainda retiramos superficialmente a areia que estava na área a receber as mudas. Todos os alunos participaram de todas as atividades, pois foi feito sistema de rodízio".
A Estação Ecológica Municipal do Lameirão possui área de 831,83 hectares e 5.052 m² de terra firme com solo de restinga, denominado Ilha do Apicum, com a presença de vegetação esclerófila litorânea e de afloramentos rochosos, cuja vegetação predominante são as orquidáceas, bromeliáceas e alguns remanescentes típicos da Mata Atlântica. A fauna é representada, principalmente, por peixes, crustáceos, moluscos, répteis, aves e pequenos mamíferos.
Divulgação Semmam
Estação Lameirão
Alunos não esconderam a satisfação com a aula prática no Lameirão
Divulgação Semmam
Estação Lameirão
Alunos fizeram a limpeza do local e retiraram areia para plantar as mudas

Nenhum comentário:

Postar um comentário