segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estado plantará mil mudas de árvores na Semana do Meio Ambiente

Para dar início à recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central de Vitória, milmudas de espécies nativas da Mata Atlântica serão plantadas no Parque Municipal Vale do Mulembánesta terça-feira (04). O plantio simbólico irá contar com a ajuda de, aproximadamente, 50 estudantesda rede municipal de ensino e será realizado pelo Programa Reflorestar.


evento tem início às 8 horas e integra as comemorações da Semana Estadual do Meio AmbienteNaocasiãoestará presente a secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel e outras autoridades.São parceiros da ação a Prefeitura de Vitóriaque gerencia o Parque do Mulembá, e a CompanhiaEspírito Santense de Saneamento (Cesan).

As primeiras mudas irão cobrir, aproximadamente, meio hectare dos 10,75 hectares degradados da unidade. Outras sete áreas da APA também serão recuperadas, totalizando 33,78 hectares.

Para isso, o Programa Reflorestar irá contratar uma empresa especializada para o plantio e que fará a manutenção da área recuperada. O contrato está previsto para ser assinado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) em setembro. Isso possibilitará que novas mudas comecem a ser plantadas no final do ano, período ideal devido à maior ocorrência de chuvas.

A programação da Semana Estadual do Meio Ambiente do Governo do Espírito Santo, promovida pela Seama e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), continua durante esta semana. Na quarta-feira (05) haverá um evento especial no Palácio Anchieta, com a entrega de cheques de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) por meio do Programa Reflorestar e com o encaminhamento à Assembleia Legislativa de Projetos de Lei importantes para a questão do meio ambiente no Estado.

Na quinta-feira (06) será lançado o livro fotográfico “Últimos Refúgios – Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas”, na sede da Reserva em Cariacica. A publicação revela imagens inéditas do lugar e de animais ameaçados de extinção. Além disso, haverá o lançamento de um documentário homônimo. O evento também é uma parceria com a Cesan.

Programação:

- Terça-feira (04)
Recuperação da Área de Proteção Ambiental do Maciço Central da Ilha de Vitória, no Parque Vale do Mulembá, em Vitória, a partir das 8 horas.

- Quarta-feira (05)
Evento especial do Dia do Meio Ambiente, no Palácio Anchieta, a partir das 14 horas
.
- Quinta-feira (06)
Lançamento do livro e do documentário “Últimos Refúgios – Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas”, na Rebio Duas Bocas, zona rural de Cariacica. A partir das 9 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário