segunda-feira, 17 de junho de 2013

Exército inicia treinamento para combater a dengue na cidade


Texto: Karoline Moreira / Foto: Alexandre Alvares

Exército na Dengue - Imagem: Alexandre Alvares
Mais de 100 homens do Exército iniciaram o treinamento para exercer a função de agentes de saúde de Vila Velha. Eles vão às ruas para realizar visitas domiciliares, eliminar criadouros do Aedes aegypti e tratar os depósitos (caixa d´água, pneus, vasos de plantas, etc.) localizados nas casas. A capacitação começou às 7 horas da manhã no 38° Batalhão de Infantaria, na Prainha, e foi feita pela Secretaria de Saúde do município.
Durante a abertura do treinamento, o prefeito Rodney Miranda agradeceu ao apoio do Exército, que o atendeu prontamente. “Essa não é a primeira vez que solicitamos o apoio de vocês. Tivemos há alguns meses uma chuva muito forte na cidade, e o comandante, de imediato colocou todo o aparato disponível no Exército para ajudar a população”, disse.
“São dessas parcerias que precisamos. No caso do combate a dengue, é muito importante unirmos todas as esferas do poder. Conseguimos sancionar, na semana passada, a lei que autoriza o município a criar 1.050 vagas de emprego para Agentes Comunitários de Saúde e 300 vagas para Agentes de Combate a Endemias, mas de imediato, acredito que essa parceria com o Exército vai nos proporcionar a redução ainda maior do número de casos da doença”, completou o Prefeito.
Após a abertura, teve início o treinamento da primeira turma de soldados, que acontecerá durante três dias. Nos próximos dias 24, 25 e 26 terá início a segunda turma.  “Os soldados farão um trabalho por escala, pois eles também prestam serviço militar obrigatório, e não podemos prejudicar a instituição. Dessa forma, 40 homens por dia estarão à disposição da secretaria de Saúde, seguindo o sistema de rodízio”, acrescentou explicou o oficial de relações públicas do 38° BI batalhão de Infantaria Major Ricardo Souza.
“Para o Exército, trabalhar nesse combate é estar a serviço da Prefeitura e principalmente da comunidade. A dengue não é um problema do município ou do Estado, é um problema de todos e o papel da Instituição é estar a serviço da população”, finalizou. A previsão é de que esses oficiais atuem na cidade por dois ou três meses. Eles estarão nas ruas diariamente, seguindo um itinerário de visitas estipulado pela secretaria de Saúde de Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário