sexta-feira, 21 de junho de 2013

Experiência na área de saúde em Vitória é selecionada e será alvo de pesquisa


Elizabeth Nader
Curso para gestantes na Unidade de Saúde de Consolação
Método de trabalho usado pelos servidores na rede municipal de saúde será alvo de pesquisa nacional
O Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando a pesquisa "Áreas programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS", para a qual mapeou e selecionou, em todas as regiões do Brasil, 11 relatos de experiências de Apoio Institucional para a efetivação da integralidade em saúde.
A experiência da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foi uma das selecionadas. A pesquisa investiga e avalia experiências inovadoras de atenção integral à saúde em municípios de diferentes regiões e quais resultados o processo gera para os usuários dos serviços. A Semus relatou o projeto "O Apoio Institucional no município de Vitória".
Trata-se de um modelo de gestão que trabalha as relações pessoais entre os servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo as diferenças entre seus diversos papéis, mas procurando sempre estabelecer relações construtivas entre eles, de uma forma mais horizontal e compartilhada.
De acordo com o coordenador do eixo "Convocatória" da Pesquisa, Fábio Hebert, a partir de agora, as experiências selecionadas serão acompanhadas por pesquisadores in loco. "Faremos um acompanhamento mais intensivo de cada uma dessas 11 experiências pensando em uma abordagem metodológica e no cronograma de atividades específicas para cada caso".
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explicou por que a Semus está trabalhando com o modelo de Apoio Institucional. "Esse é um modelo participativo, compatível com o modelo de gestão compartilhada adotado pela nossa administração, que inclui a criação de novos espaços coletivos, proporcionando a troca de experiências e saberes e gerando análises de situações e tomadas de decisões conjuntas. Foi com muita alegria que recebemos a notícia, pois é um indicador de que estamos no caminho certo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário