segunda-feira, 3 de junho de 2013

Festa para comemorar maior produção de inhame do Brasil

O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 7ª Festa do Inhame nos dias 08 e 09 de junho. Exposições de produtos típicos, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fazem parte da programação.
São Bento de Urânia é considerada o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 30 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. No município, cerca 40 toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 há.
Segundo Antonio Carlos Petri, secretário de Agricultura do município, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.
O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, as sobras são reaproveitadas  para alimentação dos  animais e  replante.
Uma semana antes das festividades serão oferecidos aos produtores cursos, oficinas de culinária e palestras sobre cultivos, promovido por profissionais do Incaper, da Secretaria Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves e pelo Sebrae, que constantemente acompanham o cultivo com visitas técnicas.
A programação do domingo (08) inclui rifa de uma  moto Honda FAN 0 KM e show com a banda Nova Geração. Durante a festa serão comercializados diversos pratos à base de inhame.

Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 Km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período oferece um clima muito agradável.

Programação da Festa
Dia 08/06 - Sábado
15h- Torneio de Bocha
17h- Torneio de Mora
19h- Show de Calouros
20h- Show com a banda Nova Geração

Dia 09/06 - Domingo
10h- Celebração com a participação da comunidade de São Geraldo, Domingos Martins
12h- Abertura da Exposição e comercialização de produtos típicos
12h30min- Premiação do Inhame
13h- Moda de viola
16h- Sorteio de uma rifa 0 Km Honda FAN e dois prêmios de R$ 500,00
17h- Show com a banda Nova Geração


Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Inhame São Bento.JPGInhame São Bento.JPG
3023K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Festa do Inhame 011.jpgFesta do Inhame 011.jpg
273K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário